Topo

Taboa Engenharia vence categoria Negócios que Impactam do 2º Prêmio Ecoa

08/03/2023 13h15

Nesta quarta-feira (8), a jornalista Fabíola Cidral, do UOL News, anunciou a Taboa Engenharia como grande vencedora da categoria Negócios que Impactam do 2º Prêmio Ecoa.

"Em várias favelas a conta de água chegou antes da melhoria do serviço", afirmou Leonardo Adler, que criou a Taboa Engenharia, junto a seu sócio Tito Cals. A Taboa desenvolve projetos de saneamento básico em comunidades e favelas, sempre com soluções sustentáveis.

Ainda no papo com Fabíola, Leonardo revelou que seu próximo desafio será levar água tratada para os yanomamis que têm sofrido com a contaminação de seus rios por mercúrio, graças ao garimpo ilegal. A Terra Indígena Yanomami fica nos estados do Amazonas e Roraima, no Brasil.

O problema do esgoto no Brasil

2 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Criada por Leonardo Adler e Tito Cals, Taboa Engenharia une forças com comunidades para construir soluções em saneamento ecológico
Imagem: Arquivo Pessoal

Leonardo Adler, cofundador da Taboa, dividiu com Fabiola Cidral as dificuldades das empresas com propósito: "A gente ainda não tem um modelo de negócio sustentável", disse.

Leonardo ainda lembrou, para a reportagem de Ecoa, pessoas e organizações importantes para a formação da Taboa.

"Nosso trabalho não existiria sem o líder comunitário Otávio Barros, que procurou a gente quando estávamos começando a desenvolver biodigestores para comunidades, em 2011. O Otavio, além de líder comunitário, é um ótimo mestre de obras, foi fundamental para a construção dos projetos no Vale Encantado e tem participado de todas as nossas obras na cidade do Rio. Também não podemos deixar de destacar a importância da Rede Favela Sustentável, do Instituto Ambiente em Movimento e de todos os financiadores que apoiaram o projeto do Vale Encantado"

Leonardo conta que a Taboa acabou virando especialista em esgoto por conta do tamanho desse problema no Brasil. A empresa ainda não apresenta grandes lucros, mas procura aliar seu lado social, com projetos no setor privado: "Nós buscamos financiamento para os projetos em comunidades e, também, clientes particulares para projetos de saneamento ecológico", contou Leonardo.

O que é o Prêmio Ecoa?

O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. A segunda categoria do prêmio a ter seu resultado divulgado, nesta quarta-feira (08), foi a categoria Negócios que Impactam, que homenageia empreendedores sociais que transformam e geram receita, fazendo um país melhor.

Quem foram os finalistas da categoria Negócios que Impactam?

1 - Arte/ UOL - Arte/ UOL
2º Prêmio Ecoa Negócios que Impactam
Imagem: Arte/ UOL


Entre os quatro finalistas da categoria estavam Julia Vidal Etnias Culturais, que ressignifica a moda brasileira valorizando saberes ancestrais com a escola Éwà Poranga, a startup de logística reversa inteligente Green Mining, que minimiza os impactos ambientais do vidro, a Taboa Engenharia, que une forças com comunidades brasileiras para construir sistemas de tratamento de esgoto ecológicos e a escola Empreende Aí, que ministra cursos e programas para formar empreendedores periféricos em todo o país.

Próximos vencedores

Na sexta-feira (10), o UOL News divulga o vencedor da categoria "Iniciativas que Inspiram", do 2º Prêmio Ecoa, na segunda-feira (13) será conhecido o vencedor da categoria "Empresas que Mudam" e, na terça-feira (14), o vencedor da categoria "Jovens Causadores".

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.