Topo

'Não estou só': Neidinha Suruí vence categoria Causadores do 2º Prêmio Ecoa

06/03/2023 13h46

"Não sou contra o desenvolvimento", afirmou Neidinha Suruí, a indigenista e defensora da floresta que foi a grande homenageada do 2º Prêmio Ecoa, na categoria Causadores. Na sequência, Suruí defendeu um desenvolvimento responsável e inclusivo e reforçou a importância de uma "imprensa séria" para o país. "Esse prêmio é de todos povos indígenas, de todo o povo da periferia pobre, de todos os ativistas que lutam pelos direitos humanos e pelo meio ambiente."

O que é o Prêmio Ecoa?

O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. E a primeira categoria do prêmio a ter seu resultado divulgado, nesta segunda-feira (6), foi a categoria Causadores.

Causadores são pessoas com trajetórias inspiradoras e ações que impactam positivamente a vida de brasileiras e brasileiros.

Quem foram os finalistas da categoria Causadores?

1 - Arte/ UOL - Arte/ UOL
2º Prêmio Ecoa Causadores
Imagem: Arte/ UOL


Entre os quatro finalistas da categoria estavam Ivaneide Bandeira Cardozo, a Neidinha Suruí, que viveu em um barco que pegou fogo no meio do rio e, hoje, defende a floresta e os povos indígenas. Com uma história igualmente inspiradora, Ariane Santos abriu um negócio de impacto que reaproveita resíduos têxteis e empodera mulheres.

Filho de pequenos agricultores, Sebastião Alves foi testemunha da devastação da seca e decidiu transformar o semiárido em um laboratório de tecnologia popular e rural. Já o juiz Iberê de Castro Dias se dedica a criar ações práticas para a adoção tardia.

"Eu acredito no humano", Neidinha Suruí vence o 2º Prêmio Ecoa, na categoria Causadores

2 - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Causadores: Neidinha Suruí
Imagem: Acervo Pessoal

A vencedora do 2º Prêmio Ecoa, na categoria Causadores, foi a indigenista Ivaneide Bandeira Cardozo, a Neidinha Suruí. "Eu acredito no ser humano", afirmou ela, emocionada. Neidinha recebeu o resultado da jornalista Fabíola Cidral, do Uol News, que também lhe apresentou o troféu feito pela artista Andressa Oliveira.

Neidinha bateu um papo sobre a sua trajetória e a importância do Prêmio com Fabíola. Suruí é, também, protagonista do documentário "O Território", que foi semifinalista do Oscar este ano. Ela afirmou que esse filme a tornou mais conhecida fora do país do que no próprio Brasil.

Próximos vencedores

Na quarta-feira (08), o Uol News divulga o vencedor da categoria "Negócios que impactam", do 2º Prêmio Ecoa, e na sexta-feira (10) será revelado quem levou a categoria "Iniciativas que inspiram".

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.