Vitória merecida

Conheça os grandes vencedores das sete categorias do 2º Prêmio Ecoa

Lígia Nogueira Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP) Arte/ UOL

Seja no campo social, econômico ou ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade, no último ano pessoas e empresas de diferentes regiões do Brasil desenvolveram iniciativas que fazem do nosso país um lugar melhor. Por seu impacto significativo na comunidade, eles foram os grandes vencedores do 2º Prêmio Ecoa.

A premiação foi dividida em sete categorias: Causadores, Jovens Causadores, Iniciativas que Inspiram, Empresas que Mudam, Negócios que Impactam, Fizeram História e Vozes que Ecoam.

O Prêmio Ecoa quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.

A seguir, conheça os vencedores das sete categorias.

Arte/ UOL
  • Thaynara OG - Vozes que Ecoam

    Buscando fazer bom entretenimento e lutar por um mundo melhor, a apresentadora e influencer maranhense Thaynara OG ganhou a categoria Vozes que Ecoam, decidia por votação popular. "A internet mudou tanto minha vida que hoje eu me vejo como um instrumento para mudar a vida das pessoas", disse a organizadora do "São João da Thay", festa que acontecerá no dia 07 de junho com o objetivo de arrecadar dinheiro para Unicef.

    Imagem: Reprodução/Instagram
    Leia mais
  • Chico Mendes - Fizeram História

    Vencedor da categoria Fizeram História, o ambientalista Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988, foi representado por sua filha, a ativista ambiental Ângela Mendes, na premiação. "Aqueles que atiraram em Chico [Mendes] erraram o tiro, porque ele não morreu, ele continua mais vivo do que nunca. E a gente vê isso nesse Prêmio", declarou Ângela sobre o seu pai, que dedicou a vida à defesa da floresta.

    Imagem: Miranda Smith/Wikimedia Commons
    Leia mais
  • Neidinha Suruí - Causadores

    Grande homenageada do 2º Prêmio Ecoa na categoria Causadores, Ivaneide Bandeira Cardozo luta pela floresta e pelos povos originários na Amazônia há 50 anos. Formada em história, mestre em geografia e doutoranda em geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a indigenista acreana criou a Kanindé para atuar na defesa dos direitos indígenas e do meio ambiente, e lutar pelos direitos do povo uru-eu-wau-wau, em Porto Velho (RO), onde mora atualmente.

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Junior Manchineri - Jovens Causadores

    Neto e filho de lideranças do movimento indígena acreano e nacional, o estudante de ciências sociais e militante do movimento estudantil Junior Manchineri foi o vencedor da categoria Jovens Causadores. "A juventude sempre fica para amanhã. Ela é muito negligenciada, mas a juventude é agora", declarou ele, que foi o candidato indígena mais jovem em 2022 ao concorrer a deputado estadual, aos 22 anos.

    Imagem: Odair Leal/UOL
    Leia mais
  • Mães da Saudade - Iniciativas que Inspiram

    O projeto "Mães da Saudade", do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças, foi o grande vencedor da categoria Iniciativas que Inspiram. Quem recebeu o prêmio foi Elisângela Maranhão, mais conhecida como Anjinha, uma das primeiras educadoras a coordenar a iniciativa. Seu trabalho foca nas mães que tiveram seus filhos assassinados, a maior parte deles mortos por grupos de extermínios ou pela polícia. "O projeto tem a força de transformar luto em luta", declarou ela.

    Imagem: Arquivo pessoal
    Leia mais
  • Veja com o Coração - Empresas que Mudam

    O projeto "Veja com o Coração", da marca Veja, da Reckitt, foi o vencedor da categoria Empresas que Mudam. Quem recebeu o prêmio foi Livia Berrocal, gerente de propósito de Veja, que afirmou estar feliz pela premiação "valorizar e colocar luz no trabalho doméstico brasileiro". A iniciativa tem duas frentes de atuação: valorizar o serviço doméstico por meio da comunicação e oferecer formações para trabalhadoras domésticas.

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Taboa Engenharia - Negócios que Impactam

    A Taboa Engenharia foi a grande vencedora da categoria Negócios que Impactam do 2º Prêmio Ecoa. "Em várias favelas a conta de água chegou antes da melhoria do serviço", afirmou Leonardo Adler, que criou a Taboa Engenharia com o sócio Tito Cals, ao ser homenageado na premiação. A Taboa desenvolve projetos de saneamento básico em comunidades e favelas, sempre com soluções sustentáveis.

    Imagem: Arquivo Pessoal
    Leia mais
Arte/ UOL Arte/ UOL

+ Prêmio Ecoa

Júlio César Almeida/UOL

2º Prêmio Ecoa

Buscamos potencializar vozes e dar visibilidade a quem transforma a sociedade

Ler mais
Arte/ UOL

Poder Ultrajovem

Quem são os quatro Jovens Causadores finalistas do Prêmio Ecoa

Ler mais
Júlio César Almeida/UOL

Como foi ?

1º Prêmio Ecoa teve luta, lágrimas e festa e consagrou artistas e ativistas

Ler mais
Topo