Topo

'Mães da Saudade' vence como 'Iniciativas que Inspiram' do 2º Prêmio Ecoa

De Ecoa, em São Paulo (SP)

10/03/2023 13h30

Nesta sexta-feira (10), a jornalista Fabíola Cidral, do UOL News, anunciou o projeto "Mães da Saudade", do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças, como grande vencedor da categoria Iniciativas que Inspiram, no 2º Prêmio Ecoa.

Quem recebeu o prêmio foi Elisângela Maranhão, mais conhecida como Anjinha, uma das primeiras educadoras a coordenar a iniciativa. "Esse prêmio vai ecoar sobre a vida, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém", disse Anjinha. Seu trabalho foca nas mães que tiveram seus filhos assassinados, a maior parte deles mortos por grupos de extermínios ou pela polícia. "O projeto tem a força de transformar luto em luto", disse Anjinha para Fabíola.

'Essa dor que as Mães da Saudade sentem é brutal'.

1 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Elisângela Maranhão, que promove terapia em grupo de mães, avós e parentes de quem perdeu filhos e filhas para a violência urbana
Imagem: Arquivo pessoal

O Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças atua em Peixinhos, bairro que ficar na fronteira entre Olinda (PE) e Recife (PE), buscando contribuir com o enfrentamento da violência urbana a partir de doação de alimentos, ajuda psicológica e, também, ensinando para as mães em luto no bairro que as mortes de seus filhos são violações de direitos humanos e que é preciso lutar por justiça e solidariedade.

"Essa dor que as Mães da Saudade sentem é brutal", disse Anjinha. "Nosso grupo foi fundado em 1986", contou ela, que afirmou tratar-se de uma época em que havia muitos grupos de extermínio atuando nas periferias de Pernambuco. "O que mais me doía era por que a sociedade se mobilizava para ver aquelas mães chorando", afirmou Anjinha, fazendo referência os programas televisivos que exploram a tragédia do genocídio da juventude negra.

Na dinâmica do projeto "Mães da Saudade", pelo qual já foram atendidas mais de 80 mulheres, Anjinha estimula que as mães "falem coisas boas dos seus filhos", em um processo que transforma culpa e vergonha em afeto, luto e, ao final, luta.

O que é o Prêmio Ecoa?

O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. A segunda categoria do prêmio a ter seu resultado divulgado, nesta quarta-feira (08), foi a categoria Negócios que Impactam, que homenageia empreendedores sociais que transformam e geram receita, fazendo um país melhor.

Quem foram os finalistas da categoria Iniciativas que Inspiram?

2 - Arte/ UOL - Arte/ UOL
2º Prêmio Ecoa Iniciativas que Inspiram
Imagem: Arte/ UOL


Entre os quatro finalistas da categoria estavam a organização não governamental Instituto LUSS, que promove ações com a missão de levar independência hídrica, econômica e social às comunidades do sertão do Piauí. Ao lado dela, o Instituto Novo Sertão, que desenvolve projetos de educação e esporte; de arte e cultura e de geração de renda com a agricultura familiar que deu origem à primeira Feira Agroecológica da cidade de Betânia, a 500 km de Teresina.

Outro destaque na categoria foi a ONG Refúgio 343, que se dedica à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes e já acolheu 1.376 núcleos familiares, segundo dados de dezembro de 2022. Por fim, o Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças.

Próximos vencedores

O UOL News divulga o vencedor da categoria "Empresas que Mudam", do 2º Prêmio Ecoa, na segunda-feira (13) e, na terça-feira (14), o vencedor da categoria "Jovens Causadores".

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.