Topo

'Quem atirou em Chico Mendes errou, ele continua vivo, esse Prêmio é prova'

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

15/03/2023 13h30

"Aqueles que atiraram em Chico [Mendes] erraram o tiro, porque ele não morreu, ele continua mais vivo do que nunca. E a gente vê isso nesse Prêmio", disse a ativista ambiental Ângela Mendes ao receber, em nome do seu pai, o Prêmio Ecoa na categoria Fizeram História.

A afirmação foi ao ar nesta quarta-feira (15), quando a jornalista Fabíola Cidral, do UOL News, anunciou o saudoso ambientalista Chico Mendes como um dos vencedores do 2º Prêmio Ecoa. Ângela Mendes, filha de Chico, começou o papo com Fabíola celebrando os demais finalistas (que incluíam nomes como Maria Firmino dos Reis, Xicão Xucuru e Paulo Freire): "São pessoas maravilhosas", disse Ângela.

1 - Instagram/@angeladafloresta - Instagram/@angeladafloresta
Ângela Mendes é filha do ambientalista Chico Mendes e segue com a luta do pai
Imagem: Instagram/@angeladafloresta


Sobre a importância do Prêmio Ecoa, a ativista afirmou que ele "demonstra que Chico continua vivo em pessoas que resistem, como a gente". Ela também disse que seu pai " onde quer que esteja também fica satisfeito em saber que sua semente foi plantada e atinge muitas mentes e muitos corações"

2023: ano da reconstrução do Brasil

chico - Miranda Smith/Wikimedia Commons - Miranda Smith/Wikimedia Commons
Chico Mendes no quinta de sua casa em Xapuri, no Acre, em 1988
Imagem: Miranda Smith/Wikimedia Commons

"É um ano muito simbólico, é o ano da retomada, o ano da reconstrução do Brasil", disse Ângela Mendes, empolgada com o fim do governo Jair Bolsonaro (PL) e o fato de Marina Silva (Rede) ter sido nomeada ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima. "Estamos no momento de lutar pela proteção daqueles que defendem a floresta e seus povos originários".

Sobre Marina Silva, especificamente, Ângela disse que a ministra é "uma mulher surpreendente" e que "Marina é uma mulher que superou tudo e nos faz ter esperança de que muita coisa mude e mude para melhor".

Sobre a relação de quem mora na cidade com a preservação da floresta, a ambientalista afirma que todos são "beneficiados pela floresta". Para ela, "a água potável que a gente toma é possível porque ainda existem florestas. O ar que a gente respira também". E "o desequilíbrio ecológico se reverte na nossa saúde".

O que é o Prêmio Ecoa?

chico mendes - Miranda Smith/Wikimedia Commons - Miranda Smith/Wikimedia Commons
Chico Mendes demonstra extração do látex numa seringueira, em 1988
Imagem: Miranda Smith/Wikimedia Commons

O 2º Prêmio Ecoa homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil.

O PrêmioEcoa quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.

Seus vencedores até agora foram Neidinha Suruí (Causadores), Taboa Engenharia (Negócios que Impactam), Mães da Saudade (Iniciativas que Inspiram), Veja com o Coração (Empresas que Mudam), Junior Manchineri (Jovens Causadores) e Chico Mendes (Fizeram História).

Quem foram os finalistas da categoria Fizeram História?

1 - Arte/UOL - Arte/UOL
Capa desktop 2o Prêmio Ecoa 2022 - Fizeram história
Imagem: Arte/UOL

10 nomes de brasileiros que lutaram por um país melhor, e já não estão mais entre nós, foram indicados para o Prêmio Ecoa na categoria Fizeram História. Foram eles Chico Mendes, Xicão Xucuru, Paulo Freire, Dorina Nowill, Luiz Gama, Maria Firmina dos Reis, João W. Nery, Brenda Lee, Bertha Lutz e Mario Juruna.

Próximos resultados

Na quinta-feira (16), Fabíola Cidral dá o resultado de "Vozes que Ecoam", a última categoria do 2º Prêmio Ecoa a ter seu vencedor revelado.

A premiação nasceu para reconhecer e impulsionar as histórias e soluções de quem está na linha de frente da transformação social no Brasil. O Prêmio ECOA quer agregar valor tanto às iniciativas, pessoas e empresas indicadas quanto para a sociedade brasileira, amplificando as vozes que são silenciadas e construindo pontes entre agentes de transformação, audiência e a sociedade, de forma propositiva e inspiradora.