Topo

Enem 2021: Ecoa te ajuda a revisar temas ambientais que podem cair na prova

O impacto da degradação das florestas no clima é um tema importante para a prova - iStock
O impacto da degradação das florestas no clima é um tema importante para a prova Imagem: iStock

Ana Prado e Camilla Freitas

De Ecoa, em São Paulo

26/11/2021 06h00

No domingo (28), o Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) trará questões de Matemática e Ciências da Natureza. Segundo professores de cursinhos, esse segundo dia pode apresentar perguntas de biologia envolvendo o meio ambiente, com temas como aquecimento global, biodiversidade e Amazônia.

A seguir, Ecoa indica assuntos com boas chances de serem cobrados dentro da temática ambiental e lista reportagens relacionadas que podem ajudar na revisão para o Enem e também para outros vestibulares.

1. Aquecimento global

O aquecimento global, o impacto da degradação das florestas no clima e as formas como os governos têm lidado com o problema são pontos importantes tanto em biologia quanto em geografia (que foi cobrada no primeiro dia do Enem). Segundo o professor Augusto Silva, do Curso Anglo, as principais conferências, protocolos e acordos ambientais — em especial o Acordo de Paris (2015), quando a maioria dos países assumiu metas para redução na emissão de gases estufa — merecem destaque. Ler sobre a COP26, que aconteceu recentemente em Glasgow, no Reino Unido, pode ajudar o aluno a se contextualizar sobre as principais questões envolvidas.

2. Água

"Reforce os estudos sobre os recursos hídricos (rios, lagos e aquíferos). Disputas envolvendo rios, água virtual (água utilizada na cadeia de produção de alimentos e bens de consumo) e os problemas na distribuição de água para grandes centros urbanos, como São Paulo, são assuntos relevantes", diz o professor.

3. Biodiversidade

"Lembre-se de que a redução da biodiversidade está fortemente vinculada ao desmatamento, sobretudo nas regiões intertropicais", alerta o professor. "Recorde o termo 'hotspots da biodiversidade', usado para se referir a biomas com elevado número de espécies endêmicas e que apresentam elevado grau de destruição. O Brasil tem dois hotspots: Cerrado e Mata Atlântica", completa.

4. Amazônia

A maior floresta tropical do mundo merece atenção especial nos estudos de biologia. O professor destaca alguns pontos centrais: "Expansão agropecuarista e extração ilegal de madeira estão entre os principais fatores que ampliam o desmatamento amazônico. Lembre-se de que a grande biodiversidade, abundância em recursos hídricos e influência climática são alguns dos principais aspectos que demonstram a importância de sua preservação".

5. Vírus e pandemias

Principal aposta para o Enem de Talita Inamine Amaro, coordenadora do cursinho popular Mafalda, de São Paulo, o coronavírus pode ser o gancho para perguntas de biologia envolvendo pandemias, transmissão e funcionamento de vírus e vacinas. Mas também é possível abordar a pandemia num contexto ecológico, relacionando-a à crise climática e à relação humana com o meio ambiente.