Aqui tem mata?

Você sabe onde fica a Mata Atlântica? Você já deve ter estado nela e nem sabe

Por Marcos Candido

Curiosidades

  • A região original da Mata Atlântica abriga 70% da população e 80% da economia brasileira
  • Cerca de 5% de todos os animais vertebrados do planeta estão na Mata Atlântica
  • Há mais de 15 mil espécies de plantas e cerca de 8 mil que só existem nela
  • É possível encontrar trechos originais da vegetação em parques, áreas de conservação e praias (Fonte: SOS MA)
filo/Getty Images/
Os estados brasileiros com Mata Atlântica são Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Sergipe.
Reprodução
Os estados podem ter mais de um tipo de vegetação. Por isso, o SOS Mata Atlântica tem uma ferramenta para descobrir se você mora em um trecho originalmente ocupado pela Mata Atlântica.
Rodrigo S Coelho/Getty Images/iStockphoto
O site "Aqui tem mata?" mostra se você é uma das 145 milhões de pessoas que vivem na região originalmente ocupada pela Mata Atlântica. É só preencher um formulário. Para especialistas, conhecer é uma forma de proteger.
Reprodução/SOS MA

Podemos contribuir com inúmeras ações para a conservação da Mata Atlântica, mas tão importante quanto adotar boas práticas é descobrir onde está a Mata Atlântica e, a partir disso adotar ações para proteger o pouco que resta desta floresta

Kelly De March,
Educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica
Ao contrário do que se imagina, São Paulo ainda mantêm 16,2% da Mata Atlântica original. Na capital, é possível conhecê-la de perto em Parelheiros, zona sul, e próximo à Cantareira, na região norte. No trecho mais urbanizado ainda há o Parque do Carmo, na Zona Leste, e o Parque Trianon (foto), em plena Avenida Paulista. Todo o litoral paulista é composto pela Mata Atlântica.
Getty Images/iStockphoto
Nos estados do Nordeste, a maior parte da Mata Atlântica se concentra na região de litoral. Mas no interior do país, há ainda pequenos trechos misturados a outros biomas. Um destes casos são os parques da Serra da Capivara (foto) e Serra das Confusões, onde a Mata Atlântica compartilha espaço com Caatinga.
Getty Images/iStockphoto
O SOS Mata Atlântica calcula aumento de 400% nos índices de desmatamento do bioma em estados como São Paulo e Espírito Santo entre 2019 e 2020. Apenas 12,4% da Mata Atlântica original resiste. Por isso, além de conhecê-la, há mais formas de preservá-la. Em Parelheiros (foto), ônibus percorre trecho de Mata Atlântica cada vez mais escassa.
Alfribeiro/Getty Images

Já foi ao Rio de Janeiro?

Parque da Tijuca (foto) é dica para conhecer Mata Atlântica de perto
Rafael Duarte/ICMBio9
O mico-leão-dourado vive apenas na Mata Atlântica do Rio de Janeiro. A espécie é símbolo da preservação do meio ambiente brasleiro
Getty Images/iStockphoto

Como ajudar a Mata Atlântica

  • Conhecer e apreciar a Mata Atlântica
  • Participe de ações, coletivos e ONGs ambientais
  • Votar em candidatos comprometidos com meio ambiente
  • Comprar produtos de origem sustentável
  • Toda ação humana gera impacto na preservação (fonte: SOS AM)
filo/Getty Images

"É preciso lembrar que tudo que consumimos precisam de recursos naturais para serem produzidos, e consumir menos contribui diretamente para conservar a Mata Atlântica?

Kelly De Marchi,
educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica
JohnnyGreig/Getty Images
Publicado em 31 de Maio de 2021.
Reportagem: Marcos Candido;
Edição: Fred Di Giacomo