Você sabia?

Dez curiosidades que talvez você não saiba sobre a Amazônia

O maior bioma do mundo! Essa é a Amazônia, que está em quase metade do território brasileiro e em mais oito países da América Latina. Mas você sabia que esse era um bioma tão extenso?


Para celebrar o dia da Amazônia, comemorado neste 5 de setembro, a National Geographic fez um levantamento exclusivo para Ecoa para te contar mais curiosidade sobre esse gigantesco bioma.

Bora conferir?!

Getty Images

Nove países, nove estados

Se a Amazônia pudesse escolher um número, ele seria o nove. A maior floresta em território do mundo ocupa nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, França (Guiana Francesa), Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.

No Brasil, ela está, também, em nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e de Mato Grosso.

Getty Images

Um país inteiro!!

Se a Amazônia fosse um país, com seus 5.500 km², ela seria o sétimo maior do mundo! Ficaria atrás da Austrália (7.692 km²), mas à frente da Índia (cerca de 3 mil km²).
Getty Images

Areias do deserto

Você já ouviu falar que a floresta Amazônica recebe areia do deserto do Saara e ficou se perguntando se isso não seria uma fake news? Pois bem, pode acreditar que é verdade. As areias viajam até aqui por meio dos ventos e levam para a floresta minerais que fertilizam o solo.
Getty Images

10 milhões de anos de muita água

A Amazônia é cortada pelo rio Amazonas, o maior rio em volume de água do mundo. Na foz, ele produz 100 milhões de litros d'água por segundo. O rio, e a Amazônia, possuem cerca de 10 milhões de anos e, há pouco, cientistas descobriram que existe um rio subterrâneo embaixo do rio Amazonas que está a quatro mil metros de profundidade e conta com seis mil km de extensão.
Getty Images

Pulmão do mundo?

A Amazônia faz uma contribuição significativa para retirar o dióxido de carbono da atmosfera, o que não chega a ser um par de pulmões, mas sim algo que se assemelha a um ar-condicionado gigante que resfria o planeta.
Getty Images/iStockphoto

Uma espécie por dia

A Amazônia brasileira é tão cheia de vida que os exploradores descobrem novas espécies de plantas ou animais quase que diariamente. Esta é a conclusão de um estudo de dois anos sobre as espécies recém-descobertas, conduzido pela WWF.
Getty Images/iStockphoto

Botos que mudam de cor

Você sabia que os botos da Amazônia podem mudar da cor cinza para a cor rosa muito intensa em poucos minutos? Fernando Trujillo, biólogo marinho e explorador da Nat Geo, conta que os botos, assim como os humanos quando fazem atividade física, enviam muito sangue para os vasos sanguíneos periféricos para regular a temperatura. Diante disso, os humanos avermelham a pele e os botos, por outro lado, ficam rosa.
Getty Images/iStockphoto

Amazônia elétrica

É no bioma Amazônico que se encontra o maior número de peixes elétricos. Capazes de produzir descargas que variam entre 300 e 1.500 volts, suficiente para matar um cavalo, a espécie chega a medir três metros e podem pesar 30 quilos.
Reprodução

Folha gigante

A Vitória Régia é uma planta típica da região e é uma das maiores plantas aquáticas do mundo sendo que uma única folha pode chegar a um diâmetro de até 33 centímetros.
iStock

Maior manguezal

A costa amazônica possui o maior número de manguezais no Brasil. Cerca de 80% dos manguezais do país se encontram na região, sendo característicos por abrigarem uma enorme deposição de material lamoso cheio de nutrientes.
Getty Images
Publicado em 05 de setembro de 2021.
Reportagem: Camilla Freitas
Edição: Fred Di Giacomo