Topo

Carro autônomo da Ford busca vaga sozinho em estacionamento; assista

Siga o UOL Carros no

Do UOL

Em São Paulo (SP)

27/08/2020 10h12

Em parceria com a Bosch, a Ford apresentou uma tecnologia diferente para estacionar seus carros. Ela consiste na comunicação do veículo com a infraestrutura local, com a finalidade de automatizar o processo.

A garagem possui sensores que se comunicam com o carro. Estes sensores reconhecem o veículo, possíveis pedestres que andem pelo local e outros obstáculos. No vídeo, isso é utilizado para guiar um modelo do Ford Escape para sua vaga de estacionamento em segurança.

A tecnologia permite que as pessoas parem em uma garagem em um local designado de desembarque, saiam do veículo e usem um aplicativo de celular para dizer ao carro para estacionar sozinho. Desta forma, quando o proprietário estiver pronto para sair, ele caminha até a área designada de coleta e diz ao veículo para ir buscá-lo.

Mesmo com a tecnologia ainda um pouco distante de ser aplicada na prática, o diretor de tecnologia da Ford, Ken Washington, disse: "acreditamos que a tecnologia de estacionamento com manobrista automatizado é uma grande promessa".

"Isso se encaixa em nossa visão de futuro, que tem veículos cada vez mais automatizados e mais conscientes de seus arredores".

De acordo com a montadora, o sistema permite que as garagens sejam mais eficientes, pois podem acomodar até 20% mais veículos na mesma quantidade de espaço. A empresa também diz que as garagens podem ser equipadas com serviços automatizados de lava-rápido e estações de recarga. Entretanto, a montadora reconhece que conseguir que estacionamentos instalem essa tecnologia pode ser um obstáculo.