BYD acerta detalhes com Lula e assumirá a fábrica da Ford na Bahia

A BYD assumirá a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, em anúncio programado para a próxima terça-feira. Os últimos detalhes foram acertados em reunião da vice-presidente global da marca chinesa, Stella Li, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Casa Civil Rui Costa, o governador do estado Jerônimo Rodrigues, além de outros políticos em Brasília (DF).

O UOL apurou que a montadora ainda pediu a concessão do porto de Aratu, que tinha sido cedido à Ford e que será utilizado para a produção de energia eólica. Ainda solicitou a Lula a necessidade de rever condições de produção, a exemplo de PIS/Cofins e IPI.

Lula não participará do evento na próxima terça, mas teria se comprometido a visitar a fábrica na inauguração ou no início da produção. Segundo o governador da Bahia, o presidente ainda se colocou à disposição de estimular a compra de automóveis, como a renovação de frota de ônibus, viaturas e ambulâncias.

Em relação à demanda da BYD ao governo federal, o presidente Lula acolheu e vai tratar com Ministério da Fazenda e da Indústria e Comércio. A ideia é que os incentivos feitos já fazem parte de um incentivo para o consumo, mas mesmo assim, possivelmente, o presidente se colocou à disposição de estudar a possibilidade de estudar financiamento via BNDES ou alguma linha factível para que o governo possa estimular tanto a produção quanto o consumo Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia

Em sua conta nas redes sociais, o governador da Bahia celebrou o acordo. "Acabamos de sair de uma reunião com o presidente Lula e a BYD confirmou conosco que na próxima terça-feira estaremos em Salvador anunciando a nova unidade de fabricação de automóveis elétricos em Camaçari. Neste ato a BYD vai apresentar todos os detalhes".

Em outubro de 2022, a BYD assinou protocolo de intenções com o governo da Bahia para instalar três fábricas no estado para produzir carros, ônibus elétricos e caminhões. Recentemente o governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), já havia comentado que o acordo entre a marca chinesa e a Ford, que tenta vender sua fábrica na região, seria anunciado até julho.

O acordo entre BYD e Ford foi noticiado pelo colunista de UOL Carros Jorge Moraes em março. Oficialmente, porém, ninguém confirma qualquer acerto. Os chineses, inclusive, sempre adotaram discurso de que sua nova fábrica pode ser construída em outro local na Bahia e até mesmo em estado diferente.

O UOL Carros entrevistou nesta quarta-feira Stella Li, que participou do lançamento do hatch Dolphin. Na conversa, ela desconversou sobre o acerto e afirmou que a fábrica poderia ser implementada em qualquer estado - menos em São Paulo, onde a marca já conta com uma unidade.

"Estamos em negociações, mas ainda não é possível comentar sobre decisões que, até o momento, não foram concretizadas. Em até um mês, tudo estará esclarecido e divulgado", disse a executiva.

Continua após a publicidade

* Com informações da Agência Estado

Deixe seu comentário

Só para assinantes