Topo

Carro movido a água pode mesmo ser a solução para a gasolina cara?

Abastecimento de veículo - Andréia/Pixabay
Abastecimento de veículo Imagem: Andréia/Pixabay

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

13/07/2022 08h00

Esta é a versão online da edição desta quarta-feira (13/07) da newsletter Carros do Futuro. Para receber esse e outros boletins no seu email, inscreva-se agora. Assinantes UOL ainda podem receber 10 newsletters exclusivas.

********

Basta uma pesquisa rápida na internet para ver que o mito do carro movido a água continua firme e forte. Seria uma solução mágica, se fosse possível. Há vários combustíveis alternativos sendo pesquisados pelo mundo, da gasolina sintética ao hidrogênio. Porém, a água é apontada pelos especialistas consultados pelo UOL Carros como ineficaz.

"É uma lenda urbana, a água não gera energia e é impossível de ser queimada dentro do cilindro, pois você precisa de uma explosão para mover os pistões e outros componentes", adianta Marcus Vinícius Aguiar, vice-presidente da AEA.

Seria maravilhoso poder abastecer o seu carro com água da torneira e, com isso, economizar milhares de reais ao longo do ciclo de vida do seu veículo. Seria, uma vez que o processo é encarado como impossível de ser realizado.

"Eu gostaria muito de responder que é possível um carro movido a água, mas não temos uma tecnologia capaz de fazer um modelo se mover com água pura. O mais parecido é o eletrólito, que seria a água com sais, mas os elétrons estão dissolvidos na água, que não é pura", explica Silvio Shizuo Sumioshi, docente do departamento de Engenharia Mecânica da FEI.

A própria FEI tem um projeto que pode atiçar a curiosidade dos interessados em algo parecido. O estudo está em fase de pesquisas e propõe colocar um tanque extra de água no carro, mas não da maneira que as pessoas falam na internet.

O projeto prevê aumentar a eficiência energética dos motores flex (podem também ser a gasolina) por meio de enriquecimento do hidrogênio obtido por reforma catalítica embarcada, mas por uma mistura de etanol e hidrogênio, o que permite obter maior rendimento e menor emissão de poluentes. O aumento da eficiência e consumo em um motor recalibrado pode ficar entre 10 e 30%.

Seria o sonho se realizando? Não, mas é o que chega mais perto. Além do oxigênio, a água é composta por hidrogênio, que é um ótimo combustível. Contudo, separar o oxigênio do hidrogênio não é tão simples, é necessária uma energia elétrica ou catalisador. A maior parte do hidrogênio é produzida por catálise, de acordo com Silvio.

"Podemos usar energia elétrica do alternador, mas vamos usar o calor de escape para alimentar o catalisador, o responsável para fazer uma reação intermediária e extrair o hidrogênio da água. Ela tem que ser misturada ao etanol para conseguirmos esse processo, mas adianto que a maioria do líquido usado será água. É usado um tanque extra para esse processo", explica Silvio.

O processo precisa da mistura de água com algum hidrocarboneto. É no catalisador que aquele oxigênio vai se combinar com o hidrocarboneto para liberar o hidrogênio puro que fará a função de aditivo. É uma quantidade pequena, cerca de 3 a 5% do volume. Hidrogênio é explosivo, então a FEI preferiu evitar usar um reservatório desse elemento.

"Por enquanto, esse segundo catalisador tem um custo elevado. Temos que pesquisar materiais que façam a mesma coisa e sejam mais baratos. Estamos usando materiais nobres, o que faz com que esse catalisador tenha um preço de um catalisador normal. Na verdade, ele seria menor do que o componente que já vem nos carros normais. Não estamos preocupados com custos nessa fase, queremos o ideal do ideal. Mas, na fase de produto, vamos colocar os pés no chão e buscar alternativas mais econômicas", conta Silvio.

O professor diz que mesmo uma pequena quantidade de hidrogênio já serve como um ótimo aditivo, pois ele tem uma quantidade muito grande de energia (quatro vezes mais que o etanol e duas vezes mais do que a gasolina). Ele permite obter uma pressão mais alta do motor e o gás consegue empurrar o pistão com mais força. Nada de perda de potência, algo que aflige outros métodos, pois o projeto usa o calor do escape, sem gerar energia por meio do alternador.

Vale lembrar que a água costuma ser usada por dragsters e até por carros da BMW para reduzir a temperatura do motor e fazer com que componentes trabalhem melhor para extrair cada gota de desempenho. Porém, é algo bem diferente do que o simples ato de abastecer com a água, que é injetada no coletor de ar, não vai direto para o motor e permite resfriar a mistura de ar e combustível, ampliando consideravelmente o desempenho.

Ambas tecnologias são bem diferentes daqueles kits vendidos na internet, que prometem gerar hidrogênio e ajudar a reduzir o consumo em até 80%. No caso dessas geringonças, não caia nessa. Acreditar em mitos é o primeiro passo em falso na espera por milagres.

************

UOL Carros recomenda

Terror dos motoristas: veja onde agentes de trânsito mais multam em SP. Leia mais

Como será a nova 'casa móvel' de André Marques após deixar a Globo. Leia mais

Bombou nas redes

Agora a Nasa vem: Ford KaLicóptero prova que céu é o limite para brasileiro. Leia mais

Carro à prova de multa: equipamento ilegal que trava radar é vendido na web. Leia mais