Buracos na via: como prefeituras fabricam crateras que destroem seu carro
Quem transita por São Paulo certamente passa diariamente por buracos causados pelas tampas dos poços de visita, popularmente conhecidos como bueiros. A situação é corriqueira e comum em todo o Brasil, mas trata-se, na verdade, de um erro na manutenção dos asfaltos das cidades, que pode provocar redução da vida útil da suspensão do veículo, acidentes de moto e ainda mais problemas no pavimento.
Esses poços são destinados à visita de técnicos para manutenção nas áreas de serviço subterrâneos, possibilitando reparos no sistema de drenagem, gás e telefonia, sem necessidade de se escavar o solo. O problema acontece quando as tampas não são niveladas com o asfalto e se agrava toda vez que o pavimento é recapeado sem que a camada abaixo seja retirada, criando um buraco cada vez mais fundo.
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Patricia Barboza, docente da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica que o erro está em não fazer um acabamento específico para as tampas de ferro.
"O correto seria fazer um suporte, de concreto ou aço, para nivelar os poços de visita, o que tem um custo compatível com o recapeamento de qualidade que está sendo feito. Além dos danos aos veículos que passam, quando há o desnível, corre risco de infiltrar água sob o pavimento e, a cada impacto, o recapeamento é quebrado, durando menos do que deveria".
Danos à suspensão do carro
Pablo Meirelles, membro do Comitê de Dinâmica Veicular da SAE BRASIL, explica que a suspensão do carro é feita para lidar com irregularidades, mas até um certo nível de severidade.
"Quanto mais você sujeita o seu veículo a irregularidades, mais curta a vida útil dos componentes. Em condições normais, um amortecedor dura 100 mil km, mas se passa sempre em tampas de bueiro afundadas devido o recapeamento, certamente, vai ter uma vida menor, de uns 70 mil km, por exemplo", disse Meirelles.
Para os motociclistas o problema pode ser ainda mais grave, já que pode causar um desequilíbrio e até mesmo um acidente. As tampas de bueiro desniveladas também são armadilhas em dias chuvosos, quando o motorista não percebe o buraco e pode acabar se dando mal.
Prefeitura de São Paulo está ciente
Procuramos a Prefeitura de São Paulo para entender como é feita a manutenção desses postos na cidade. Por meio de nota, a instituição afirmou que monitora os mais de 77 mil poços de visita existentes na cidade, sendo estes de responsabilidade da Prefeitura e de concessionárias como Enel, Sabesp, entre outras. A Prefeitura também afirmou que tem uma solução para o problema, aplicada aos poucos.
"Para os equipamentos sob responsabilidade da Prefeitura, há um projeto de substituição das tampas de poços de visita de ferro por placas pré-moldadas de concreto como meio de evitar desníveis no pavimento e as ocorrências de furtos dos materiais. O projeto-piloto, iniciado em agosto de 2021, prevê a troca dos materiais nas vias com grande circulação de veículos", explicou, por meio de nota.
As novas vedações, antes feitas de ferro fundido, agora serão fixadas a uma laje de concreto. Dos 17 endereços que ganharam os novos tampões, seis estão na região do Cambuci, quatro no Bom Retiro, dois na Bela Vista, dois na Santa Cecília e três na Sé.
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