Topo

Prêmio UOL Carros 2021 presta homenagem a fundador do Grupo Caoa

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 12h40

O Prêmio UOL Carros, realizado ontem em São Paulo, prestou homenagem a Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa, que faleceu em 2021. O médico e empresário foi lembrado por sua importância ao trazer diversas marcas ao país, além de produzir no Brasil modelos da Hyundai e Caoa Chery.

O Grupo Caoa, formado pelas iniciais do empresário, tornou-se a maior revendedora Ford do país e trouxe para cá marcas com Subaru, Renault e Hyundai. Com o sucesso, a empresa passou a produzir modelos da montadora sul-coreana em fábrica em Anápolis (GO).

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Desde 2017, o Grupo Caoa firmou parceria com chinesa Chery, com a compra de 50,7% das ações da filial da marca asiática no país, dando início às operações da Caoa Chery e passando a ser a responsável por importação, distribuição e fabricação da marca no Brasil.

Com metade do negócio, a Caoa Chery passou a produzir por aqui diversos modelos da marca chinesa, com destaque para os SUVs da linha Tiggo.

Colunista do UOL Carros e um dos apresentadores do prêmio, Jorge Moraes se emocionou ao lembrar de sua relação com Caoa ao longo dos anos.

"Tive a honra de conviver com Caoa em Recife, cidade que ele adotou. Também tive a oportunidade de ser o último jornalista com quem ele conversou, quando me apresentou a continuidade do projeto. O Caoa faz parte da minha história e de muita gente que está aqui", disse Jorge.