Topo

Renault transforma clássico em carro voador em aniversário de 60 anos

Renault AIR4 - Divulgação
Renault AIR4 Imagem: Divulgação

Em São Paulo (SP)

26/11/2021 10h50

Para celebrar o aniversário de 60 anos do clássico modelo 4L, a Renault resolveu homenageá-lo transformando o veículo em um carro voador futurista. O Renault 4L vendeu mais de 8 milhões de unidades ao redor do mundo. A tentativa do projeto era dar uma visão para o que poderia ser o modelo daqui 60 anos ou mais.

Chamado de AIR4, ele é uma reinterpretação do 4L que nasceu para voar. Feito em fibra de carbono, ele segue o mesmo design conhecido do modelo, porém com quatro hélices de duas pás no lugar das rodas. Cada uma das hélices gera 95 kg de empuxo vertical, ou seja, 380kg ao todo.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

O carro voador atinge velocidade máxima horizontal de 26 m/s, com inclinação máxima de 70 graus. Ele pode voar a até 700 metros. Sua alimentação é feita através de baterias de polímero de lítio de 22.000 mAh.

air4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O veículo será exposto no centro de Paris a partir da próxima segunda-feira, no Atelier Renault na famosa Champs Elysees. O AIR4 fica lá até o fim do ano, antes de ir para os Estados Unidos para eventos em Miami e Nova York.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.