Topo

Fiat Pulse: motor 1.0 turbo terá 130 cv e será o mais potente do País

José Antonio Leme

do UOL, em São Paulo (SP)

08/10/2021 16h58

A Fiat confirmou o que já não era tão surpresa assim: o SUV Pulse, da marca, terá o motor 1.0 turbo mais potente do País. Os italianos conseguiram extrair até 130 cv e 20,4 mkgf do novo propulsor da linha Firefly.

O SUV compacto, que foi apresentado durante o BBB21 e foi parte do prêmio da vencedora Juliette, será o primeiro modelo do grupo Stellantis a ser equipado com tal motor.

Quando alimentado com gasolina, o novo propulsor terá o mesmo rendimento de torque, mas a potência cai para 125 cv. Segundo a Fiat, esse propulsor e o câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas, leva o Pulse de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

A empresa aproveitou para divulgar também as metas de consumo que estarão nas planilhas divulgadas pelo Inmetro de etiquetagem veicular com gasolina: 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

A escolha por divulgar os números apenas com gasolina pode significar um consumo não tão bom assim com etanol, apesar de um, aparentemente, bom desempenho.

A nova transmissão automática CVT, que estará também nos carros com motor 1.3 aspirados, tem três modos de funcionamento: automático, manual ou sport.

No primeiro faz as trocas conforme a necessidade e calibragem estabelecida; o segundo permite as trocas por meio das aletas atrás do volante ou da alavanca de câmbio; enquanto o Sport altera o controle de estabilidade e resposta de acelerador e câmbio.

Além do motor 1.0 turbo, o Pulse deve contar ainda com o 1.3 aspirado nas versões de entrada, que rende até 109 cv e 14,2 mkgf com o automático CVT e o manual de cinco marchas.

Por fim, informações dão conta de que haverá uma opção esportiva, com a sigla Abarth, com o motor 1.3 turboflex de até 185 cv e câmbio automático de seis marchas no topo da gama.

A Fiat já havia apresentado o interior do modelo, que terá o botão da função esporte destacado no volante, componentes da Fiat Toro, como os comandos de ar-condicionado e o painel de instrumentos virtual.

O primeiro SUV compacto da Fiat terá visual parecido com o Argo, mas segundo a marca, plataforma totalmente nova, usando apenas as chapas externas do hatch.

Outras novidades é a adoção dos pacotes de segurança ADAS que contém frenagem autônoma e controle de velocidade adaptativo (ACC), entre outros itens, e o de conectividade, que vai oferecer internet 4G dentro do veículo e controle do carro por meio de um aplicativo de smartphone, o Connect Me.