Topo

Empresa formada na favela quer levar jipe brasileiro Tac Stark a África

José Antonio Leme

Do UOL, em São Paulo

14/06/2021 04h00

A Favela Holding, empresa que tem controle sobre diversas empresas que surgiram na favela, planeja voar longe. A mais recente empreitada é uma parceria para vender o jipe brasileiro Tac Stark na África.

O negócio foi firmado entre os CEOs da Favela Holding, Celso Athayde, e da CAB Motors e do Grupo Ferreira Souza, Antonio Ferreira Souza. A ideia é que a empresa tenha os direitos de comercialização do jipe nacional, que é considerado um rival do Troller.

O acordo permite a Favela Holding ser a representante da TAC Stark nos 54 países do continente africano. A ideia de Athayde é começar por Camarões, Guiné e Etiópia para abrir as portas do continente.

O jipe TAC Stark é, desde 2018, produzido basicamente em um processo de alfaiataria, no qual o cliente escolhe os acabamentos e cores e então o carro é feito. Apesar de vendas bem menores, é considerado o único rival direto do Troller T4.

A última mudança em termos de visuais e equipamentos veio em 2018. Ainda assim, o modelo mantém um design datado por dentro, com peças de modelos do Fiat Palio de duas gerações atrás, como volante, painel e botões e chaves de comando.

TAC Stark

Sob o capô, o modelo vem equipado com um motor 2.3 turbodiesel, fornecido pela FPT, que rende 127 cv e 32,6 mkgf. O câmbio é manual de cinco velocidades. O sistema de tração 4x4 é "raiz"; ele precisa ser acionado por meio de um seletor no eixo das rodas e então acionar a alavanca entre 4x4 e 4x4 reduzida.

Atualmente produzido em Sobral (CE), o jipinho teve anunciado em 2019 que mudaria sua sede e produção para Brasília (DF), após um investimento de R$ 200 milhões. As obras ficariam prontas no ano passado, para o início da produção na nova fábrica em 2021, o que não ocorreu.

O que é a Favela Holding?

É um grupo liderado por Celso Athayde de 25 empresas voltadas ao empreendedorismo nas favelas. Atualmente a empresa tem ações com essas empresas em mais de três mil favelas em todo o Brasil, entre elas um instituto de pesquisa, Data Favela, e uma empresa de telefonia móvel dedicada as classe C, D e E, a Alô Social.

O que é a CAB Motors?

A empresa que hoje chefia a TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) pertence a um grupo situado no Nordeste, para a onde a fábrica da TAC foi levada após a primeira instalação em Santa Catarina. Eles atuam em diversas áreas que não tem ligação com o segmento automotivo, como segurança, tecnologia e advocacia.