Topo

Volvo XC40 ganha versão híbrida plug-in com 262 cv por R$ 245.950

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/06/2020 11h33

Resumo da notícia

  • Versão híbrida plug-in do SUV tem motor 1.5 a gasolina e motor elétrico
  • XC40 T5 tem potência combinada de 262 cv, segundo a Volvo
  • Lista de itens de série inclui Pilot Assist e frenagem autônoma de emergência

A Volvo lançou hoje (16) o XC40 T5 híbrido do tipo plug-in no Brasil por R$ 245.950.

O SUV é movido por um motor 1.5 turbo a gasolina de 180 cv e outro elétrico de 82 cv. Segundo a Volvo, a potência combinada é de 262 cv e o torque máximo é de 43,3 kgfm. A transmissão é automática de sete marchas com dupla embreagem.

"O lançamento do XC40 Plug-In Hybrid, é mais um produto que faz parte do posicionamento global da marca em ter ao menos uma versão híbrida em todos os modelos comercializados no Brasil, marcando o fim histórico de carros que só possuem propulsor a combustão. Essa estratégia coloca a eletrificação no centro dos negócios da marca, não só com este lançamento, mas com outros que ainda virão em breve", afirmou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

XC40 T5 1 - Wander Malagrine/Volvo - Wander Malagrine/Volvo
SUV compacto premium tem potência combinada de 262 cv
Imagem: Wander Malagrine/Volvo

O XC40 T5 oferece quatro modos de condução (Hybrid, Pure, Eco e Power) e possui as funções Hold (que preserva a carga da bateria para uso posterior) e Charge (capaz de recarregar até 1/3 da carga com o uso do motor a combustão).

Completão

XC40 T5 2 - Wander Malagrine/Volvo - Wander Malagrine/Volvo
Cabine tem painel digital com tela de 12,3 polegadas
Imagem: Wander Malagrine/Volvo

A tecnologia híbrida será oferecida apenas na versão R-Design, que traz itens como central multimídia com tela de nove polegadas, painel digital com tela de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução e sistema de som Harman Kardon com 13 alto-falantes e 600 watts de potência.

O SUV ainda vem com faróis full LED, piloto automático adaptativo, Pilot Assist (sistema de condução semi-autônomo, capaz até de fazer curvas leves), frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com assistente de direção, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado e alertas de colisão frontal e traseiro.

XC40 T5 3 - Wander Malagrine/Volvo - Wander Malagrine/Volvo
XC40 é um dos modelos mais vendidos da Volvo no Brasil
Imagem: Wander Malagrine/Volvo

A fabricante é líder de vendas entre modelos híbridos e elétricos no segmento premium. Camila Mateus, diretora de marketing da Volvo Car Brasil, afirma que o objetivo é ampliar a oferta de veículos eletrificados em 2021.

"Já estamos com o mix de 47% de veículos híbridos e seguimos para fechar o ano com esse percentual. Nossa ambição é ter 100% da gama eletrificada já no ano que vem", disse.

Para incentivar as vendas dos modelos híbridos, a Volvo pretende oferecer condições especiais na compra dos veículos. Além disso, promete reembolsar os gastos do cliente com recarga no primeiro ano de uso.

Para obter o reembolso, o cliente deve manifestar interesse por meio do aplicativo Volvo On Call. A partir daí começa uma medição de quilowatts consumidos no modo Pure para que o pagamento seja efetuado após um ano, levando em consideração uma média de preço medida pela própria Volvo.

A expectativa da Volvo é de 500 unidades até o fim do ano e de 1.000 unidades no ano que vem, quantidade esta que responde por 30% das vendas da gama XC40.