Topo

Fiat Strada 2021: o que esperar sobre preços e data de chegada ao mercado

Fiat Strada 2021: tudo sobre a nova versão da picape mais vendida do Brasil

UOL Carros

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/04/2020 08h00

Resumo da notícia

  • Lançamento será no 2º semestre, ainda sem data definida
  • Executivo diz que clientes pediram carro mais confortável, mas ainda robusto
  • Preço da versão Volcano pode ser parecido com o da Toro de entrada

A nova Strada deve se consolidar como um dos lançamentos mais importantes de 2020, mesmo em um ano atípico. A picape já teve as primeiras imagens e informações reveladas. Mas ainda não há uma data de estreia definida por conta da pandemia do coronavírus.

Herlander Zola, diretor do brand Fiat, conversou com UOL Carros e deu alguns detalhes sobre a estreia da nova picape, detalhes do desenvolvimento e como será o posicionamento da Strada na gama de produtos da marca.

Raiz, mas confortável

Fiat Strada (dianteira) - Divulgação/Fiat - Divulgação/Fiat
Picape evoluiu sem desprezar robustez, diz Fiat
Imagem: Divulgação/Fiat

Substituir um sucesso de vendas é sempre um movimento delicado. Com a Strada não foi diferente e a Fiat diz que procurou ouvir os clientes para descobrir o que deveria melhorar e o que não poderia mudar.

"A Strada é um dos best sellers da Fiat. Ela retrata aquilo que a gente quer que as pessoas percebam, já que ela sempre esteve um passo a frente da concorrência. Da cabine estendida passando pela cabine dupla e depois a terceira porta, nós sempre tivemos diferenciais competitivos. Nossas pesquisas indicaram que um dos pedidos mais recorrentes era por mais conforto", afirmou Zola.

Fiat Strada (lateral) - Divulgação/Fiat - Divulgação/Fiat
Cabine dupla "de verdade": uma das mudanças da nova geração
Imagem: Divulgação/Fiat

Foi a partir daí que a Fiat começou a trabalhar em um produto com mais comodidade e espaço interno. Porém, uma das características mais apreciadas não deveria ser desprezada na nova geração.

"Aí vimos a possibilidade de trazer uma cabine dupla com quatro portas para cinco ocupantes. Talvez isso efetivamente responda uma das fragilidades da Strada, mesmo ela obtendo resultados ótimos. O cliente queria um carro mais confortável, então pensamos em trazer mais itens tecnológicos e de segurança. Só que precisávamos manter o nível de confiabilidade e a robustez que sempre fizeram a Strada ter destaque no mercado. E isso tudo foi preservado e melhorado".

E a picape, que já chegou a ser vendida com a transmissão automatizada Dualogic, deve ganhar até câmbio automático na nova geração. Foi o que afirmou uma fonte ligada à empresa a UOL Carros.

Vai custar quanto?

Fiat Strada Working CS - Divulgação - Divulgação
Primeira geração da Strada segue em linha na versão Hard Working
Imagem: Divulgação

A Fiat decidiu usar a Strada Hard Working (que não sai de linha) para definir os preços da nova picape. Faz sentido em se tratando da versão mais vendida da gama atual. Além disso, a nova Strada Endurance também será voltada para o trabalho.

"As versões de entrada da Strada serão efetivamente voltadas para o trabalho. Ficou claro para nós que seria importante manter a versão Hard Working cabine simples em linha para, a partir daí, posicionar o resto das versões".

Fiat Strada (traseira) - Divulgação/Fiat - Divulgação/Fiat
Além do visual, preço da Strada Volcano também deve ser parecido com a Toro
Imagem: Divulgação/Fiat

Zola afirma que a Fiat não pretende deixar a Strada com preços muito próximos aos da Toro. Mas isso não deve ocorrer em todas as versões, já que o próprio executivo admite que uma sobreposição entre versões mais caras da Strada e mais baratas da Toro será inevitável.

"A ideia é construir uma linha em que os valores das versões topo da Strada terminem onde as versões da Toro começam. Pode haver sobreposição, mas são propostas diferentes", afirma.

E quando chega?

Nova Fiat Strada (interior) - Divulgação/Fiat - Divulgação/Fiat
Interior tem peças de Uno, como o painel de instrumentos
Imagem: Divulgação/Fiat

Até meados deste ano, a Fiat planejava apresentar a Strada no começo deste mês, possivelmente começando as vendas nas semanas seguintes. A pandemia, porém, atrapalhou os planos da empresa, que agora não sabe quando terá condições de lançá-la comercialmente.

Zola diz que a marca não tem pressa para iniciar as vendas, até por se tratar de um produto muito importante para a Fiat.

"Eu adoraria conseguir responder (quando será lançada), mas ainda está difícil. Estamos com uma perspectiva pouco favorável do cenário econômico nos próximos meses. Vamos esperar a situação se normalizar para efetivamente dar a atenção necessária (à Strada). Mas certamente acontecerá no segundo semestre", concluiu.