PUBLICIDADE
Topo

Testes e lançamentos


Porsche Macan GTS retorna mais esportivo e chega ao Brasil por R$ 495 mil

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Sintra (Portugal)*

12/02/2020 10h00

A versão GTS do Porsche Macan está de volta. Desde que foi reestilizado, em 2018, o utilitário esportivo compacto da marca alemã estava sem essa opção na linha.

O novo Porsche Macan GTS está mais potente, com o câmbio PDK de dupla embreagem atualizado e chassi orientado para o desempenho esportivo. No Brasil, a configuração chega por R$ 495 mil e já está disponível nas concessionárias.

Posicionada entre a S e a Turbo em esportividade e desempenho, o Macan GTS oferece um bom equilíbrio entre conforto no uso diário e e desempenho esportivo, quando o motorista busca uma condução mais dinâmica.

O motor 2.9 V6 biturbo ganhou 20 cv e agora entrega 380 cv de potência. O torque também subiu um pouco e passou para 53 kgfm. Os dois turbos compressores foram colocados no V interno do motor, em uma posição mais central, reduzindo o circuito de exaustão.

Essa configuração garante respostas mais espontâneas e diretas ao volante. Mérito também da transmissão PDK de dupla embreagem e sete marchas, que foi readaptada, e agora entrega trocas ainda mais ágeis.

Nas estradas da serra de Sintra e da região Cascais, no sul de Portugal, o Macan GTS foi preciso nas curvas e dinâmico quando exigido. Mais compacto, o modelo destaca-se pela estabilidade, sem perder entusiasmo quando o motorista busca uma condução mais esportiva.

O porte colabora, uma vez que o Macan é menor que o Cayenne. Ou seja, o SUV compacto oferece doses harmônicas de espaço, posição de guiar elevada, estabilidade e resposta dinâmica.

O sistema de gerenciamento da suspensão adaptativa também é fundamental para esse desempenho preciso e com quase nenhuma rolagem de carroceria. Ele rebaixa o chassi até 15 mm, em dois estágios.

O ronco encorpado do motor, que sai pelas quatro saídas de escapamento, completam a receita de entusiasmo e a diversão. O ruído do motor e a regulagem da suspensão podem ser acionadas por botões no painel ou entram em ação quando o motorista seleciona os modos de condução Sport e Sport+, que também alteram a resposta do motor e do câmbio.

Segundo a Porsche, o Macan GTS faz de 0 a 100 km/h em 4,7s, no modo Sport. A velocidade máxima é de 261 km/h.

Esteticamente, o GTS também tem outras diferenças, como detalhes em preto e rodas 20". No interior, bancos esportivos, couro, Alcântara e costuras vermelhas.

O Macan S, com motor 2.0, já é vendido no Brasil por R$ 329 mil.

Ficha Técnica

Porsche Macan GTS
Motor: 2.9 V6 biturbo a gasolina
Potência: 380 cv
Torque: 53 kgfm
Câmbio: PDK dupla embreagem, sete marchas
Dimensões: 4,68 m (comprimento), 2,80 m (entre-eixos), 1,92 m (largura), 1,60 (altura)
Porta-malas: 488 litros
Preço: 495 mil

*Viagem a convite da Porsche

Testes e lançamentos