Projeto Tarek: novo SUV médio da VW será lançado apenas em 2021
Resumo da notícia
- Carro se chama Tharu na China, mas nome será outro na América do Sul
- Presidente da VW diz que carro argentino "será muito mais interessante"
- Primeiras unidades definitivas sairão da linha de montagem só em janeiro de 2021
O novo SUV médio da Volkswagen começa a ser fabricado na Argentina em março de 2020. Foi o que revelou Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América do Sul, durante evento realizado no país vizinho.
Conforme antecipado pelo colunista de UOL Carros, Fernando Calmon, o modelo não se chamará Tarek. O nome, porém, permanece como "Projeto Tarek", embora o SUV terá outra nomenclatura no mercado sul-americano. O carro também é vendido na China, onde se chama Tharu, e será posicionado entre T-Cross e Tiguan Allspace.
"A versão argentina será muito mais interessante", assegurou Pablo.
A VW investiu US$ 650 milhões na fábrica de Pacheco para produzir o novo SUV, que ganhou até uma linha de montagem inteiramente nova por lá.
De acordo com informações do site "Argentina Autoblog", o Projeto Tarek será vendido inicialmente apenas com a motorização 1.4 TSI de 150 cv e torque máximo de 25,5 kgfm, associado à transmissão automática Tiptronic de seis marchas e apenas com tração dianteira. A suspensão é independente nas quatro rodas com eixo traseiro do tipo multilink.
Produção só em 2021
O gerente executivo de lançamento do Projeto Tarek, Leonardo Ezcurra, revelou ao "Argentina Autoblog" o cronograma de produção do SUV.
A primeira etapa acontecerá em março de 2020, quando serão fabricadas as primeiras 20 unidades conhecidas como "Veículos Avançados de Manufatura". Estes protótipos são fundamentais para dar o pontapé inicial na nova linha de montagem e ajustar eventuais problemas antes do efetivo começo da produção.
Em maio será a vez de fabricar 70 carros pré-série, que serão utilizados em ensaios de laboratório para homologação e crash-tests.
Quatro meses depois, em setembro, a fabricante vai produzir 50 unidades da chamada "Série 0", já com as especificações finais da produção em série. Estes carros serão utilizados para adaptar a linha de montagem ao ritmo definitivo de produção.
Já em outubro mais 50 unidades serão produzidas para uso das áreas de marketing e comunicação, incluindo produção de material promocional e lançamento oficial do modelo.
É provável, inclusive, que o carro seja uma das atrações da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo de 2020.
Finalmente, em janeiro de 2021, começa a fase de "Start of Production" (conhecida na indústria automotiva como "SOP"). A partir daí é que saem as primeiras unidades para venda, a um ritmo estimado de 250 veículos por dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.