Topo

VW já fez 14 dos 20 lançamentos prometidos até 2020; veja quais faltam

SUV cupê baseado no T-Cross é um dos principais lançamentos de 2020 - Vitor Matsubara/UOL
SUV cupê baseado no T-Cross é um dos principais lançamentos de 2020
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Seis modelos ainda serão lançados até o fim do ano que vem
  • Marca investirá pesado em SUVs: dois deles podem chegar em 2020
  • SUV cupê compacto será uma das grandes novidades da VW

O novo Polo era a bola da vez em 2017 quando a Volkswagen anunciou um ousado plano pelos próximos três anos. A fabricante se comprometia a fazer 20 lançamentos até 2020, entre projetos inéditos, reestilizações e novas versões.

A primeira novidade era justamente a nova geração do compacto premium. Desde então, a marca já apresentou 14 novidades.

UOL Carros aproveita a estreia do Golf GTE (a novidade mais recente delas) para recapitular todos os lançamentos feitos pela montadora até agora e projetar quais são os seis que ainda vão ganhar as ruas até o ano que vem.

1. Polo

Novo VW Polo - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Novo Polo abriu "pacotão" de novidades da VW em 2017
Imagem: Murilo Góes/UOL

A primeira novidade da lista estreou em 2017. O novo Polo marcou o retorno da VW ao segmento de compactos premium, onde deixou de atuar dois anos antes. Maior e mais moderno, o hatch trouxe novidades como painel digital combinado com a moderna motorização 1.0 turbo, chamado pela empresa de 200 TSI.

2. Amarok V6

Amarok V6 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Amarok V6 turbinou vendas da picape no país
Imagem: Murilo Góes/UOL

O último mês de 2017 reservava a chegada da Amarok V6 ao mercado brasileiro. Equipada com o mesmo motor 3.0 V6 turbodiesel de 225 cv do Audi Q7, a picape precisa de apenas oito segundos para acelerar de 0 a 100 km/h em oito segundos e atinge a velocidade máxima de 191 km/h. A motorização mais potente, aliás, turbinou (com o perdão do trocadilho) as vendas da Amarok, que hoje disputa com a Ford Ranger o terceiro lugar da categoria de picapes médias.

3. Virtus

Virtus - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Derivado do Polo, o Virtus se destaca pelo amplo espaço interno
Imagem: Murilo Góes/UOL

No começo de 2018 foi a vez do Virtus chegar às ruas. O sedã derivado do Polo foi projetado no Brasil e não lembrava em nada o antigo Polo Sedan. Trazia as mesmas virtudes do Polo combinado a um porta-malas mais generoso. Destaque para o amplo espaço interno, fruto da boa distância entre eixos de 2,65 metros.

4. T-Cross

Volkswagen T-Cross 200 TSI Comfortline - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Demorou, mas a Volkswagen finalmente entrou na briga dos SUVs compactos com o T-Cross. O modelo não foi concebido totalmente no país, mas a filial brasileira trabalhou em conjunto com alemães e chineses para desenvolver um projeto com peculiaridades para atender o gosto do Brasil. Um bom exemplo é que "nosso" T-Cross é maior e mais espaçoso do que o modelo europeu. O motivo? O SUV feito aqui aproveita a plataforma do Virtus, enquanto o carro europeu compartilha a base do Polo.

5. Tiguan Allspace

Volkswagen Tiguan Allspace - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
SUV médio da Volkswagen é sempre turbo, com motor 1.4 ou 2.0
Imagem: Murilo Góes/UOL

A nova geração do SUV estreou no país em abril de 2018. Bem maior do que seu antecessor, o Tiguan ganhou versões com sete lugares e o sobrenome Allspace. A versão mais cara é também a mais interessante da gama: a R-Line tem o mesmo motor 2.0 TSI de 230 cv do Golf GTI.

6. Jetta

Volkswagen Jetta R-Line - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Jetta ganhou porte e estilo com nova geração: lateral menos simples, maior entre-eixos
Imagem: Murilo Góes/UOL

O novo Jetta estreou às vésperas do Salão do Automóvel de São Paulo. Inicialmente o sedã vinha do México em duas versões de acabamento (Comfortline e R-Line), ambas com o motor 1.4 TSI de 150 cv. Alguns meses depois veio uma nova versão de entrada, que dispensa alguns equipamentos.

7. Polo Sense

Fevereiro de 2018 foi o mês da estreia do Polo Sense. A versão atendia a crescente demanda do público PCD (Pessoa com Deficiência) e era baseada na versão MSI, mas traz o motor 1.0 TSI de até 128 cv. O preço sugerido é de R$ 69.990.

8. Virtus Sense

Assim como o Polo, o Virtus Sense também é uma versão voltada para o público PCD. Até o preço é o mesmo do hatch.

9. Gol automático

Gol automático - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Gol ganhou sobrevida com câmbio automático de seis marchas
Imagem: Murilo Góes/UOL

Em julho de 2018, a VW trouxe o câmbio Tiptronic ao modelo mais famoso da empresa no país. Nascia aí o primeiro Gol com transmissão automática da história.

10. Voyage automático

O Voyage também não ficou de fora e seguiu os passos do Gol ao adotar a caixa automática. A estreia da nova versão aumentou as vendas dos dois modelos, que já não viviam seus melhores dias.

11. Golf (reestilização)

Golf - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Golf ganhou leve reestilização em 2018
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O hatch médio da VW ganhou uma discreta reestilização em junho de 2018. Mudou o desenho do para-choque dianteiro e faróis e lanternas ganharam leds. Ironicamente, o Golf reduziria drasticamente sua presença no mercado brasileiro pouco mais de um ano depois.

12. Golf Variant (reestilização)

A perua Golf Variant também entrou no "pacotão" de novidades da VW. As mudanças acompanharam as alterações feitas no hatch.

13. Jetta GLI

Jetta GLI - Divulgação - Divulgação
Jetta GLI tem design esportivo e motor de Golf GTI
Imagem: Divulgação

A versão esportiva do Jetta estreou em junho de 2019. Além do visual mais nervoso (que traz rodas de liga leve exclusivas e detalhes em vermelho pela carroceria), o sedã ganhou o mesmo motor 2.0 TSI de 230 cv do Golf GTI. E ainda custava menos do que o hatch.

14. Golf GTE

Golf - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O lançamento mais recente da Volkswagen é a 14ª novidade das 20 prometidas até o ano que vem. O primeiro carro híbrido vendido pela VW no mercado brasileiro terá um lote inicial de apenas 100 unidades, que serão comercializadas em apenas três concessionárias nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O esportivo é a única versão da linha Golf oferecida atualmente no país.

E quais são os lançamentos que ainda faltam?

15. Polo GTS

Polo GTS - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Polo GTS foi revelado no Salão de SP
Imagem: Murilo Góes/UOL

Os esportivos foram revelados no último Salão do Automóvel de São Paulo, mas até agora não ganharam as ruas. Protótipos ainda rodam em testes pelas estradas e ruas do país, mas até a imprensa especializada já teve um primeiro contato com o hatch. Lançamento deve acontecer ainda em 2019.

16. Virtus GTS

VW Virtus - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O sedã será o 16º lançamento da VW. Tanto ele quanto o hatch Polo terão motorização 1.4 turbo de 150 cv. O conjunto motor-câmbio é o mesmo do agora finado Golf 1.4 TSI.

17. SUV cupê do T-Cross (A0 CUV)

Flagra do novo SUV cupê da Volkswagen - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Lançamento mais aguardado de 2020, o novo SUV cupê da VW é baseado no T-Cross. Provisoriamente chamado de "A0 CUV" pela empresa, o modelo pode se chamar T-Sport e será um dos três projetos feitos no Brasil vendidos na Europa - motivo de orgulho para a filial brasileira. O novo SUV será feito em São Bernardo do Campo (SP).

18. Tarek

Volkswagen Tarek (traseira) - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Volkswagen Tharu chinês tem porta-malas com capacidade para 445 litros de bagagens
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O SUV médio já é vendido na China e será produzido na Argentina, onde chega no ano que vem. Seu lançamento no mercado brasileiro deve ocorrer também em 2020.

19. Tarok

Volkswagen Tarok Concept - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Tarok já apareceu como conceito e vai compartilhar componentes com o SUV Tarek; estreia pode ser em 2021
Imagem: Murilo Góes/UOL

Grande atração da VW no último Salão de SP, a Tarok virou celebridade mundial e esteve até no Salão de Frankfurt. A picape projetada no Brasil estava prevista para ganhar sua versão definitiva em 2020, mas há quem diga que o projeto pode atrasar. Por ora, nada muda.

20. Novo Gol? Crossover do Polo? Atlas?

O 20º lançamento da marca alemã ainda é uma incógnita. Pelo planejamento inicial da empresa, a nova geração do Gol (chamada de A00, por ser uma versão menor do segmento "A0"). Porém, pouco se sabe até agora sobre a existência do projeto e tampouco quando ele seria lançado. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté afirmou que o atual Gol será descontinuado em 2021, assim como Voyage e Up.

No entanto, a mesma fonte diz que um SUV compacto será fabricado em Taubaté. Como o futuro "A0 CUV" será feito em São Bernardo do Campo (SP), rumores apontam para um crossover baseado no Polo - algo como uma versão aventureira mais radical.

E ainda há quem diga que o SUV grande Atlas pode ser importado para o país. Quem viver, verá.