Topo

Chevrolet: desvendamos dez dos 11 lançamentos prometidos para 2019; conheça

Onix Plus 2020 é o mais recente lançamento da marca em 2019, mas outros virão até o fim deste ano - Divulgação
Onix Plus 2020 é o mais recente lançamento da marca em 2019, mas outros virão até o fim deste ano
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis e Fernando Calmon

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

16/09/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Sucessor do Prisma Joy chega em outubro, rebatizado como Onix Plus Joy
  • Do total previsto, quatro modelos já estão nas concessionárias
  • Novo Onix hatch começa a ser vendido em novembro
  • SUV Equinox Midnight chega em dezembro
  • Nova geração do Tracker, só no ano que vem

Em dezembro do ano passado, a General Motors anunciou que iria lançar 11 veículos ao longo de 2019 no Brasil. Até o momento, quatro já ganharam as ruas, dentre eles o novo Chevrolet Onix Plus 2020 - apresentado na semana passada com motor 1.0 turbo flex de 116 cv.

Restam, portanto, mais sete novidades reservadas para os últimos três meses e meio deste ano, que prometem ser agitados para a GM no País.

UOL Carros desvenda abaixo o cronograma de novidades da empresa para 2019, à exceção de um lançamento, ainda rodeado por mistério. Já adiantamos que não se trata da nova geração do Chevrolet Tracker, que, apesar de estar em fase final de testes, chega apenas no primeiro semestre de 2020. Confira.

1 - Fevereiro - Chevrolet Camaro cupê

Chevrolet Camaro cupê 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
No começo do ano, Camaro ganhou reestilização polêmica; motor 6.2 V8 de 461 cv não teve alterações
Imagem: Divulgação

Depois de surgir em novembro de 2018 no Salão do Automóvel de São Paulo, o Chevrolet Camaro SS atualizado começou a ser vendido em fevereiro deste ano no Brasil. O motor 6.2 V8 naturalmente aspirado de 461 cv não sofreu alterações, enquanto a transmissão automática passou de oito para dez marchas. Porém, o esportivo recebeu novo desenho na dianteira e na traseira. A grade frontal de grandes dimensões, dividida por uma barra central preta com a gravata da Chevrolet, dividiu opiniões. Aqui, os próximos lotes deverão trazer a reestilização lançada recentemente nos Estados Unidos para o Camaro, atendendo a pedidos dos clientes insatisfeitos: na dianteira, o logotipo foi deslocado mais para cima e a referida barra da grade passou a vir na mesma cor do veículo.

2- Fevereiro - Chevrolet Camaro conversível

Chevrolet Camaro conversível 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
A reestilização, que inclui uma barra preta no centro da grade, valeu também para variante conversível
Imagem: Divulgação

De forma simultânea, a GM lançou a variante conversível do Chevrolet Camaro SS, que também recebeu alterações na dianteira e nas lanternas traseiras - além de ganhar o câmbio automático de dez velocidades. Como anteriormente, a capota retrátil de lona tem acionamento elétrico. Da mesma forma que o Camaro com capota rígida, traz central multimídia MyLink de terceira geração, rodas de liga leve de 20 polegadas, freio de estacionamento elétrico, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação e ar-condicionado digital de duas zonas.

3 - Setembro - Chevrolet Onix Joy

Chevrolet Onix Joy 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
Uma semana antes de lançar o novo Onix, GM atualizou a versão Joy, que segue como opção de entrada
Imagem: Divulgação

Cerca de uma semana antes de lançar a segunda geração do Onix, a GM tratou de atualizar a versão Joy, que segue como opção mais barata do compacto. A principal novidade do novo Onix Joy é que agora ele é vendido com a mesma reestilização aplicada nas demais configurações em 2016: há alterações no capô, nos faróis, na grade dianteira, nos para-choques e nas lanternas traseiras. O revestimento dos bancos foi atualizado e a versão Joy ganhou a opção de acabamento Black, pacote opcional que acrescenta luz de condução diurna de LED incorporada aos faróis, rodas de 15 polegadas com calotas escurecidas, maçanetas externas na mesma cor da carroceria, moldura da grade e capa dos retrovisores com acabamento preto brilhante e logotipo da Chevrolet com fundo preto.

4 - Setembro - Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
Nova geração do Onix recém estreou na versão sedã, que trocou o nome Prisma por Onix Plus
Imagem: Divulgação

Após muita expectativa, o carro mais vendido do Brasil há quatro anos consecutivos finalmente teve a segunda geração revelada. O compacto manteve os preços e agora não é mais tão pequeno assim, trazendo dimensões bem próximas às do Chevrolet Cobalt. Agora rebatizado como Chevrolet Onix Plus, o novo Prisma já está disponível nas concessionárias, sempre equipado com o motor 1.0 turbo flex com injeção indireta, capaz de render 116 cv de potência. Mais espaçoso, o sedã traz em todas as versões seis airbags e controles de tração e estabilidade. As versões mais caras contam, ainda, com internet 4G dedicada e roteador Wi-Fi. O hatch chega somente em novembro.

5 - Setembro - Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
Atualização do sedã inclui internet 4G dedicada e novo visual na dianteira; vendas começam este mês
Imagem: Divulgação

A GM apresentou em agosto a linha 2020 do Chevrolet Cruze, que chega este mês às lojas, com preços ainda não anunciados. O terceiro sedã médio mais vendido do Brasil estreia mudanças na grade dianteira e também na disposição de luzes das lanternas traseiras, enquanto o motor 1.4 turbo flex de 153 cv é o mesmo da linha 2019. A principal mudança, no entanto, é a oferta de internet 4G dedicada, por meio de um plano de dados pago à parte, e compartilhamento do sinal por meio de roteador Wi-Fi. A central multimídia MyLink também ganhou nova interface e operação mais ágil - é a mesma que equipa a segunda geração do Onix, com tela maior.

6 - Setembro - Chevrolet Cruze Sport6

Chevrolet Cruze Sport6 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
Hatch médio Cruze Sport6 também estreia este mês com desenho renovado e mais conectividade
Imagem: Divulgação

As atualizações visuais e de conteúdo aplicadas no sedã também valem para o novo Chevrolet Cruze Sport6. A linha 2020 do hatch médio também estreia este mês no Brasil, igualmente com preços ainda a serem anunciados pela fabricante. Da mesma forma que o sedã, a versão topo de linha LTZ passa a se chamar Premier, a exemplo de outros modelos da Chevrolet. Além da traseira mais curta, a variante Sport6 traz suspensões com ajuste um pouco mais rígido, com foco na esportividade, e segue com porta-malas de apenas 290 litros de capacidade - um dos menores da categoria.

7 - Outubro - Onix Plus Joy

Chevrolet Onix Plus Joy Prisma Advantage 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
Prisma Joy também vai sobreviver com frente atualizada, rebatizado como Onix Plus Joy
Imagem: Divulgação

O Prisma Joy vai receber em outubro a reestilização aplicada em 2016 nas demais versões do sedã compacto, agora substituídas pelo Onix Plus 2020. O detalhe é que o nome Prisma será abandonado definitivamente, inclusive na configuração mais simples, que passará a se chamar Onix Plus Joy. A fabricante ainda não divulgou fotos da novidade, portanto a foto acima é do finado Prisma Advantage. O Onix Plus Joy 2020 terá, a exemplo do hatch, alterações visuais no capô, nos faróis, na grade dianteira, nos para-choques e nas lanternas traseiras. Tanto o hatch quanto o sedã mantêm nessa configuração o motor 1.0 aspirado de 80 cv, sempre gerenciado pela transmissão manual de seis marchas.

8 - Outubro - Chevrolet Bolt

Chevrolet Bolt 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Primeiro Chevrolet 100% elétrico apareceu em novembro do ano passado no Salão do Automóvel
Imagem: Murilo Góes/UOL

O primeiro modelo 100% elétrico da Chevrolet foi apresentado há quase um ano no Salão do Automóvel de São Paulo, juntamente com o preço de R$ 175 mil, porém apenas no mês que vem o hatch começa efetivamente a ser comercializado ao consumidor final. O modelo estreia depois dos seus principais rivais: Nissan Leaf e Renault Zoe, que já podem ser adquiridos nas concessionárias das respectivas marcas. O Bolt traz 203 cv de potência, autonomia de 383 km no ciclo EPA e aceleração de zero a 100 km/h em bons 6,5 segundos. Também conta com central multimídia de 10,2 polegadas e recarga de 80% das baterias em uma hora, utilizando carregador rápido.

9 - Novembro - Chevrolet Onix

Chevrolet novo Onix 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
Apresentada em setembro, segunda geração do Onix hatch chega ao Brasil só em novembro
Imagem: Divulgação

Apesar de ter sido revelado na semana passada, inclusive com anúncio de preços, o novo Chevrolet Onix hatch 2020 começa a ser comercializado somente em novembro no País. Assim como o Onix Plus, este já disponível nas concessionárias, ganhou mais espaço interno e também mais segurança: tem controles de estabilidade e tração em todas as configurações, bem como seis airbags. Por conta desses e de outros detalhes, tanto o hatch quanto o sedã foram avaliados com nota máxima tanto na proteção para adultos quanto para crianças em teste de impacto do Latin NCAP. Além do novo motor 1.0 turbo, o Onix 2020 será vendido na versão LT com propulsor 1.0 aspirado.

10 - Dezembro - Chevrolet Equinox Midnight

Chevrolet Equinox Midnight 11 lançamentos Chevrolet 2019 - Divulgação - Divulgação
Versão com visual "todo preto" foi apresentada em 2018 como conceito no Salão do Automóvel
Imagem: Divulgação

Já no último mês deste ano, a General Motors lança a série Midnight, atualmente já disponível para a Chevrolet S10 e o para o Tracker. A fórmula já é conhecida: carroceria, acabamentos, rodas e até a gravata da Chevrolet vêm na cor preta. Além disso, o Tracker Midnight estreia a linha 2020 do SUV médio e, portanto, vai trazer mais novidades - provavelmente, também irá oferecer conexão 4G e roteador Wi-Fi, seguindo o exemplo dos novos Cruze e Onix. A parte mecânica manterá o motor 2.0 turbo de 262 cv de potência e 37 kgfm de torque, com transmissão automática de nove marchas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.