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Novo Chevrolet Onix ganha motor turbo e internet 4G; confira os preços

Fernando Miragaya

Colaboração para o UOL

12/09/2019 12h40Atualizada em 13/09/2019 12h37

Ser o líder de mercado tem suas vantagens, ainda mais com folgas. Dá tempo de ajustar a fábrica e fazer o lançamento de uma nova geração sem perder o posto de carro mais vendido do País. É nesse panorama que o Onix chega com nova plataforma, mais espaço interno, mais equipamentos, motor turbo inédito e preço inicial de R$ 51.590.

Esse valor é referente ao hatch, que chega às concessionárias somente em novembro. Já o sedã, rebatizado como Onix Plus, começa a ser vendido agora. Confira todos os preços, que foram mantidos na comparação com Onix e Prisma de primeira geração:

+ Onix hatch LT 1.0 aspirado MT - R$ 51.590
+ Onix hatch LTZ 1.0 turbo AT - R$ 66.290
+ Onix Plus 1.0 turbo AT - R$ 58.790
+ Onix Plus LT 1.0 turbo MT - R$ 61.190
+ Onix Plus LTZ 1.0 turbo MT - R$ 65.790
+ Onix Plus LTZ 1.0 turbo AT - R$ 70.990
+ Onix Plus Premier 1.0 Turbo AT: R$ 73.190

A fabricante afirma que tanto o hatch quanto o sedã foram avaliados com nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP: cinco estrelas para adultos e também para crianças.

O Onix chega não mais para brigar na base da pirâmide. O modelo cresceu justamente para encarar os chamados compactos premium.

É nesse segmento no qual Volkswagen Polo/Virtus, Fiat Argo/Cronos, Honda Fit/City, Toyota Yaris/Yaris Sedan e Chery Arrizzo 5 brigam por um lugar ao sol. Caberá à versão Joy de Onix e Prisma, recentemente atualizada, defender a liderança na base do mercado.

Mais espaço interno

Divulgação
Imagem: Divulgação

O novo Onix tem bons argumentos para se manter na ponta, inicialmente, pelas dimensões. Com a nova plataforma GEM, arquitetura global para os compactos da Chevrolet. O sedã tem 2,60 m de distância entre-eixos, quase 8 cm a mais que a geração anterior, para dar mais espaço aos ocupantes. O comprimento também aumentou, passando de 4,28 m para 4,47 m, usando como parâmetro o Prisma.

Já a largura do Onix Plus foi ampliada em 4 cm, totalizando 1,74 m.

A montadora só vai divulgar as medidas do hatch em novembro, quando ele for de fato lançado.

Era preciso avançar também nos motores. Finalmente, a GM estreia a família CSS Prime de três cilindros e com direito a turbo, mas sem injeção direta. O 1.0 aspirado só serve à versão de entrada LT com câmbio manual de seis marchas.

Motor 1.0 turbo flex de 116 cv

Fernando Miragaya/UOL
Imagem: Fernando Miragaya/UOL

A GM prometeu divulgar a ficha técnica completa amanhã, mas já sabemos que o 1.0 turbo renderá 116 cv com etanol. Esse conjunto mais potente servirá ao hatch na versão LTZ com caixa automática de seis marchas. Também estará sob o capô do futuro Onix Activ, prometido para 2020.

Já o Onix Plus só usará motor turbo, a princípio. São duas versões do sedã: a LT manual e a LTZ automática. Uma variante esportiva Midnight será lançada no ano que vem como linha 2021 para ser a intermediária da gama.

Controle de estabilidade e 6 airbags de série

Em termos de equipamentos, a gama também teve de seguir o que rege a categoria de compactos premium. Toda a linha sairá da fábrica de Gravataí (RS) com itens importantes de segurança: controles de estabilidade e tração e seis airbags, além de controles de subida.

O diferencial do sistema multimídia fica para a conectividade, que a montadora diz ter atingido o "Nível 4". Além da prática central MyLink, que estará presente a partir da versão LT, segundo a GM, o Onix Plus vem com inédito Wi-Fi nativo - para algumas versões - com sinal "até 12 vezes mais estável".

Essa conexão à internet de alta velocidade permite atualizar sistemas do carro remotamente, pelo smartphone, com o novo aplicativo myChevrolet. Assim, no celular é possível ver informações do computador de bordo ou mesmo ligar a climatização da cabine à distância.

Itens de série cada versão

+ Onix Plus 1.0 turbo AT: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade e tração, regulagem de altura dos faróis, sistemas de fixação de cadeiras infantis Isofix e Top Teth, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, chave tipo canivete, computador de bordo, controlador de limite de velocidade, volante multifuncional, vidros (com sistema um torque e antiesmagamento) e travas elétricos, banco traseiro bipartido e rebatível, som com Bluetooth e entrada USB dupla, tomadas USB para o banco traseiro, para-choques pintados na cor do veículo, roda de aço aro 15" com calotas integrais.

+ Onix Plus LT 1.0 MT: mesmos itens da 1.0 mais: sensor de ré, retrovisores elétricos com capas na cor da carroceria, volante com ajustes de altura e profundidade, central multimídia MyLink 3 com tela de 7", conectividade com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e Bluetooth para dois celulares simultaneamente, rodas de liga leve aro 15", grade cromada, maçanetas na cor do veículo e adesivos escuros nas colunas.

+ Onix Plus LT 1.0 turbo AT: mesmos itens da LT manual, acrescendo o câmbio automático.

+ Onix Plus LTZ 1.0 turbo MT: Itens da LT mais câmera de ré, sensor de luminosidade, carregador de celular por indução, chave presencial para partida e abertura das portas e faróis de neblina.

+ Onix Plus LTZ 1.0 turbo AT: mesmos itens da LTZ manual, acrescendo o câmbio automático.

+ Onix Plus Premier 1.0 turbo AT: itens da LTZ mais controle de cruzeiro, luzes diurnas de LEDs, lanternas de LEDs, volante esportivo, indicador de vida útil do óleo, frisos e maçanetas internas cromadas e rodas de liga-leve aro 16".

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Errata: o texto foi atualizado
Foi publicado originalmente no décimo parágrafo que o motor 1.0 turbo do novo Chevrolet Onix tem injeção direta de combustível. Na verdade, a injeção é indireta. A informação já foi corrigida.

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