Topo

Lamborghini Sian: marca exibe primeiro modelo híbrido de sua história

Lamborghini Sian - Lamborghini/Divulgação
Lamborghini Sian Imagem: Lamborghini/Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

03/09/2019 12h47

De olho no futuro de seus supercarros, a Lamborghini apresentou um novo modelo conceito combinando em sua motorização uma unidade de combustão V12 ao lado de um sistema de energia híbrido. Ele será exibido oficialmente no Salão de Frankfurt e é o primeiro híbrido da história da fabricante.

Chamado de Sian, o carro tem ao todo 830 cv de potência juntando os dois motores, o que faz dele o mais potente da Lamborghini. Segundo a fabricante, o carro vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chega a uma velocidade máxima de 350 km/h, ilustrando a menor relação peso potência para um V12 da marca. Ele tem sete marchas e gera 73,4 kgfm de torque.

O motor elétrico possui 48V, produzindo cerca de 34 cv e pesando exatamente 34 kg. Leve, ele é incorporado ao câmbio para respostas instantâneas em baixa velocidade, como quando o carro estiver dando ré ou estacionando. O motor elétrico, alimentado pelo sistema de freios, é abastecido por um supercapacitor em vez de uma bateria.

"Com este carro, nos colocamos no desafio de criar a melhor solução híbrida para um supercarro esportivo da Lamborghini, fornecendo o primeiro passo em nossa estratégia de eletrificação", disse Maurizio Reggiani, diretor técnico da Lamborghini.

Mesmo sendo apenas um conceito por ora, o carro já tem aval para produção. Serão feitas exatamente 63 unidades do Lamborghini Sian e todas elas já foram vendidas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.