Topo

Seu Automóvel


Seu Automóvel

Ford Ka: saiba tudo sobre o modelo mais vendido da Ford no Brasil

Avaliação: Ford Ka SE 1.0 é versão acessível de R$ 45.990, mas vale a pena?

UOL Carros

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/07/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Hatch é campeão de vendas da Ford e 3º mais emplacado do país
  • Carro está à venda com motores 1.0 e 1.5 e opção de câmbio AT
  • Versão Sedan é vice-líder do segmento

O Ford Ka é o carro que mais ajuda a sustentar a montadora entre as maiores do Brasil.

Terceiro colocado na lista dos modelos mais emplacados em 2018, o Ka fica atrás apenas do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20 - e repete o bom desempenho em 2019.

O sucesso do compacto é vital para a sobrevivência da Ford. A fabricante não vive um bom momento no mercado, com o EcoSport sendo ofuscado por outros SUVs compactos, o Fusion indo mal entre os sedãs e Fiesta, Focus e Edge praticamente no anonimato.

Lançado em 1997 no Brasil, o Ka está em sua terceira geração, apresentada ao mercado em 2014. O modelo é o carro de entrada da Ford no Brasil e foi apontado como o melhor carro de entrada pela audiência de UOL Carros. Em votação realizada no início de 2019, ele ficou com 22,11% da preferência, superando rivais diretos como Onix (19,82%), HB20 (15,35%), Volkswagen Gol (13,46%), Toyota Etios (12,27%) e Fiat Argo (7,87%).

Esta geração, inclusive, trouxe pela primeira vez uma variação sedã. O leque de versões é praticamente igual ao do hatch, com motorizações 1.0 de três cilindros (85/80 cv e 10,7/10,2 kgfm) e 1.5 (136/128 cv e 16,1/15,6 kgfm) e dois tipos de transmissão, dependendo da versão: manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

No início de 2019, o Ka Sedan disparou nas vendas e atualmente é figura constante no top 10 de vendas. Ele é o atual vice-líder da categoria, atrás de seu maior concorrente, o Chevrolet Prisma.

A última grande novidade da linha Ka foi a estreia da versão Freestyle em 2018. Além de ser quatro centímetros maior que os outros modelos do Ka, o hatch aventureiro (que aposentou a antiga configuração Trail) possui apliques de plástico em sua carroceria, soleira nas portas e barras longitudinais no teto. No mesmo ano, a Ford fez a primeira reestilização visual no modelo.

Mais recentemente, a versão Freestyle ganhou opção de motorização 1.0.

Problemas com segurança

Em 2017, o Ka tirou nota zero em teste de impacto promovido pelo Latin NCAP, órgão que avalia a segurança dos veículos comercializados na América Latina. Na ocasião, os "altos níveis de lesões no peito do ocupante adulto" fizeram o hatch zerar o teste.

Um ano depois, a Ford reforçou a carroceria do carro com barras protetoras nas portas dianteiras e aços com grau maior de rigidez nas colunas "B". As alterações fizeram o modelo subir sua nota para três estrelas na proteção a adultos em novo teste, mantendo a classificação de quatro estrelas para crianças.

No início de 2019 a fabricante fez um recall por um problema no gancho de fixação dos airbags, que poderiam lesionar os ocupantes do veículo no caso de uma colisão frontal. O problema, segundo a própria montadora, foi na montagem. Recentemente, mais de 143 mil unidades do compacto, ano/modelo 2018 e 2019, foram convocadas devido a risco de incêndio.

Além disso, a linha 2020 perdeu os airbags do tipo cortina nas versões mais caras, ficando apenas com as bolsas infláveis laterais nas versões mais caras. O airbag duplo frontal é obrigatório por lei.

Preços:

Hatch:

Preços com motor 1.0: R$ 45.590 (S), R$ 46.290 (SE manual), R$ 49,790 (SE Plus), R$ 56.690 (FreeStyle)

Preços com motor 1.5: R$ 55.790 (SE Plus manual), R$ 57.890 (SE automático), R$ 60.390 (SE Plus automático), R$ 68.390 (FreeStyle), R$ 68.990 (Titanium)

Sedan

Preços com motor 1.0: R$ 50.480 (SE), R$ 53.980 (SE Plus)

Preços com motor 1.5: R$ 56.530 (SE MT), R$ 60.030 (SE PLUS MT), R$ 62.030 (SE AT), R$ 64.850 (SE Plus AT), R$ 69.090 (SEL AT), R$ 73.290 (Titanium AT)

Equipamentos

Hatch:

+ Ford Ka S 1.0: ar-condicionado, direção elétrica, trava elétrica das portas e vidros elétricos dianteiros.

+ Ford Ka SE 1.0: todos os itens de série da versão S 1.0 mais capas dos espelhos retrovisores externos e maçanetas externas na cor da carroceria, conexão Bluetooth, entrada USB e sistema de som My Connection com comandos de voz.

+ Ford Ka SE Plus 1.0: todos os itens de série da versão SE 1.0 mais faróis de neblina, retrovisores externos com ajuste elétrico, central multimídia SYNC 2.5 com tela tátil de 7 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras.

+ Ford Ka SE Plus 1.5 MT: todos os itens de série da versão SE Plus 1.0 mais motor 1.5 3C 136cv.

+ Ford Ka SE 1.5 AT: todos os itens de série da versão SE 1.5 MT mais piloto automático, roda aço 15" e transmissão automática de 6 velocidades.

+ Ford Ka SE Plus 1.5 AT: todos os itens de série da versão SE Plus 1.5 MT mais piloto automático e transmissão automática de 6 velocidades.

+ Ford Ka FreeStyle 1.0 MT: todos os itens de série da versão SE Plus 1.0 mais controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, bancos revestidos com acabamento premium e tecido, rack de teto e rodas de liga leve aro 15.

+ Ford Ka Freestyle 1.5 AT: todos os itens de série da versão SE Plus 1.5 AT mais quatro airbags (frontais e laterais), controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, bancos revestidos com acabamento premium e tecido, câmera de ré, rack de teto e rodas de liga leve aro 15.

+ Ford Ka Titanium 1.5 AT: todos os itens de série da versão SE Plus 1.5 AT mais alarme, assistente de partida em rampas, bancos revestidos com acabamento premium, câmera de ré, partida sem chave e rodas de liga leve aro 15.

Sedan:

+ Ford Ka SE 1.0: ar condicionado, conexão Bluetooth, direção elétrica, entrada USB, My Connection com comandos de voz e vidros elétricos dianteiros.

+ Ford Ka SE Plus 1.0: todos os itens de série da versão SE 1.0 mais conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, entrada USB, retrovisores externos com ajuste elétrico, central multimídia SYNC 2.5 com tela tátil de 7 polegadas, vidros elétricos dianteiros e traseiros.

+ Ford Ka SE 1.5 MT: todos os itens de série da versão SE 1.0 mais motor 1.5.

+ Ford Ka SE Plus 1.5 MT: todos os itens de série da versão SE Plus 1.0 mais motor 1.5.

+ Ford Ka SE 1.5 AT: todos os itens de série da versão SE 1.5 mais piloto automático, calotas, transmissão automática de seis velocidades.

+ Ford Ka SE Plus 1.5 AT: todos os itens de série da versão SE Plus 1.5 MT mais piloto automático e transmissão automática.

+ Ford Ka SEL 1.5 AT: todos os itens de série da versão SE Plus 1.5 AT mais quatro airbags, alarme, câmera de ré, Roda Liga Leve 15''.

+ Ford Ka Titanium 1.5 AT: todos os itens de série da versão SEL 1.5 AT mais controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, bancos revestidos com acabamento premium, partida do motor sem chave.

Custos das revisões/garantia

+ 12 meses ou 10.000 Km: 4x de R$ 89,75 (qualquer motorização)

+ 24 meses ou 20.000 Km: 4x de R$ 111,75 (qualquer motorização)

+ 36 meses ou 30.000 Km: 4x de R$ 143,50 (qualquer motorização)

+ 48 meses ou 40.000 Km: 4x de R$ 164,50 (1.0); 4x de R$ 210,00 (1.5)

+ 60 meses ou 50.000 Km: 4x de R$ 120,44 (qualquer motorização)

+ 72 meses ou 60.000 Km: 4x de R$ 233,19 (1.0); 4x de R$ 158,00

+ 84 meses ou 70.000 Km: 4x de R$ 120,44 (qualquer motorização)

+ 96 meses ou 80.000 Km: 4x de R$ 164,80 (1.0); 4x de R$ 210,00 (1.5)

+ 108 meses ou 90.000 Km: 4x de R$ 143,50 (qualquer motorização)

+ 120 meses ou 100.000 Km: 4x de R$ 142,38 (qualquer motorização)

+ Garantia: 3 anos

Consumo pelo Inmetro (etanol/gasolina em km/l)

+ Ka 1.0 S e SE MT5: cidade 9,2/13,4; estrada 10,7/15,5
+ Ka 1.5 FreeStyle AT6: cidade 7,5/10,7; estrada 9,4/13,5
+ Ka 1.5 FreeStyle MT5: cidade 8,4/11,9; estrada 9,9/14,4
+ Ka 1.5 SE AT6: cidade 7,8/11,0; estrada 10,1/14,0
+ Ka 1.5 SE MT5: cidade 8,4/12,5; estrada 10,4/15,0
+ Ka 1.5 Titanium AT6: cidade 7,6/10,9; estrada 10,1/14,0

Sedan
+ Ka 1.0 SE e SE PLUS 5MT: cidade 9,2/13,4; estrada 10,7/15,5
+ Ka 1.5 SE 6AT: cidade 7,8/11,0; estrada 10,1/14,2
+ Ka 1.5 Titanium 6AT: cidade 7,6/10,9; estrada 10,1/14,0
+ Ka 1.5 SE 5MT: cidade 8,4/12,5; estrada 10,3/15,0
+ Ka 1.5 SEL 5MT: cidade 8,4/12,5; estrada 10,3/15,0

Concorrentes

Os principais rivais do Ford Ka são Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Porém, ainda há outros fortes concorrentes, como Volkswagen Gol, Toyota Etios, Fiat Argo e Renault Kwid. Entre os aventureiros, o carro tem a companhia de Renault Sandero Stepway, Fiat Argo Trekking, Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X.

Como UOL Carros avaliou

Apesar de não ser um carro muito potente em suas versões de entrada, o Ka tem um torque agradável e um desempenho bastante satisfatório para o ambiente citadino. Isso contribui para ultrapassagens seguras, mesmo na versão 1.0. Seu consumo também é bem interessante, sendo um dos hatches compactos que mais se destacam neste quesito.

Na versão 1.5 com câmbio automático de seis marchas, arrancadas e retomadas suaves ajudam na economia de combustível em estradas e geram conforto. A ergonomia na direção - uma das principais queixas do rival Onix - é um ponto alto no Ford Ka, fazendo o modelo ser um dos mais gostosos de se guiar neste segmento.

Entretanto, o porta-malas de apenas 257 litros é algo negativo a se considerar no Ka hatch. Além disso, o acabamento interno do modelo deixa um pouco a desejar, com alguns pontos-chave demonstrando certa fragilidade.

Um outro ponto baixo do carro são os elevados preços de revisão. As três primeiras somam R$1.380, o que prejudica o custo-benefício do Ka no pós-venda.

Fichas técnicas

Ford Ka 1.0 (S, SE, SE Plus e Freestyle):

Motor: dianteiro, 3 cilindros, 1.0 flex
Potência: 80/85 cv (gasolina/etanol)
Torque: 10,1/10,7 kgfm (gasolina/etanol) a 4.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Velocidade máxima: 166 km/h
0 a 100 km/h: 14,8 segundos
Dimensões: 3,94 m de comprimento, 2,49 m de entre-eixos, 1,69 m de largura e 1,52 m de altura (1,56 m no Freestyle 1.0)
Porta-malas: 257 litros
Peso: 1.460 kg

Ford Ka 1.5 (SE, SE Plus, Freestyle e Titanium):

Motor: dianteiro, 3 cilindros, 1.5 flex
Potência: 128/136 cv (gasolina/etanol)
Torque: 15,6/16,1 kgfm (gasolina/etanol) a 4.250 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas (SE Plus tem versão manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 181 km/h
0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Dimensões: 3,94 m de comprimento, 2,49 m de entre-eixos, 1,69 m de largura e 1,52 m de altura (1,56 m no FreeStyle 1.5)
Porta-malas: 257 litros
Peso: 1.470 kg

Ford Ka Sedan 1.0 (SE e SE Plus):

Motor: dianteiro, 3 cilindros, 1.0 flex
Potência: 80/85 cv (gasolina/etanol)
Torque: 10,1/10,7 kgfm (gasolina/etanol) a 4.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas
Velocidade máxima: 166 km/h
0 a 100 km/h: 15 segundos
Dimensões: 4,27 m de comprimento, 2,49 m de entre-eixos, 1,69 m de largura e 1,52 m de altura
Porta-malas: 445 litros
Peso: 1.460 kg

Ford Ka Sedan 1.5 (SE, SE Plus, SEL e Titanium)

Motor: dianteiro, 3 cilindros, 1.5 flex
Potência: 128/136 cv (gasolina/etanol)
Torque: 15,6/16,1 kgfm (gasolina/etanol) a 4.250 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas (SE e SE Plus possuem versão manual de 5 marchas)
Velocidade máxima: 181 km/h
0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Dimensões: 4,27 m de comprimento, 2,49 m de entre-eixos, 1,69 m de largura e 1,52 m de altura
Porta-malas: 445 litros
Peso: 1.470 kg

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado no terceiro parágrafo, o Ford Fusion é um sedã e não um SUV. A informação já foi corrigida.

Mais Seu Automóvel