Topo

Testes e lançamentos


Mercedes-Benz EQC, primeiro SUV elétrico da marca, chega ao Brasil em 2020

EQC é o primeiro carro 100% elétrico da marca alemã - Alessandro Reis/UOL
EQC é o primeiro carro 100% elétrico da marca alemã
Imagem: Alessandro Reis/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/07/2019 18h15

Resumo da notícia

  • SUV tem motor elétrico de 408 cv e 78 kgfm de torque máximo
  • Autonomia informada pela marca é de até 400 km
  • Design do modelo e vários detalhes lembra o GLC

A Mercedes-Benz anunciou hoje (5) o lançamento do EQC no mercado brasileiro. O SUV será o primeiro veículo elétrico vendido pela empresa no país, mas estreia apenas em 2020 - a marca não revelou a data do lançamento.

A fabricante, porém, já importou uma unidade para exibi-la a potenciais clientes e também realizar o treinamento da rede de concessionárias.

O modelo será vendido na versão EQC 400 4Matic, que estreia na Europa apenas em agosto. Quem comprar o carro poderá adquirir um carregador semirápido, que fornecerá 80% da carga em 7h30. Em um carregador de uso rápido, a mesma porcentagem de carga pode ser obtida em 50 minutos.

Visual futurista

O EQC foi inspirado no conceito Generation EQ e estabelece uma nova identidade visual para os futuros carros elétricos da marca. Na frente, destaque para os faróis de led com formato de bumerangue. O teto tem uma curvatura descendente em direção à parte de trás. Não há trilhos para instalação de rack, uma vez que a Mercedes decidiu exclui-los em nome da aerodinâmica.

A traseira tem lanternas unidas por um filete, lembrando bastante o estilo do Porsche Macan reestilizado. As rodas também foram desenhadas para melhorar a aerodinâmica do carro e estão disponíveis em aros de 19 a 21 polegadas.

O interior tem muitas referências aos modelos atuais da Mercedes-Benz. Embora tenha plataforma própria, tem porte semelhante ao de um GLC. Além disso, combina os traços da cabine do Classe C (até alguns botões são os mesmos dos carros atuais da marca), assim como no GLC, com elementos futuristas, duas telas de 10,2 polegadas na parte superior do painel (integradas ao sistema MBUx, que pode conversar com o motorista para ativar funções) e indicadores do sistema elétrico.

As saídas de ar-condicionado acompanham o formato retangular das telas e recebem acabamento na cor dourada com toques de rosa -- conhecida popularmente como "rosé gold". Assim como acontece nos modelos atuais da marca, há iluminação ambiente (cuja cor pode ser trocada) e duas opções de cores de revestimento dos bancos.

Desempenho de esportivo

O EQC é movido por um motor elétrico de 408 cv e 78 kgfm de torque máximo. Dados informados pela fabricante indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h.

A autonomia máxima informada é de aproximadamente 400 quilômetros, sendo que a capacidade de carga da bateria pode aumentar de 10% para 80% em aproximadamente 40 minutos se plugada em um carregador rápido da própria marca, que realiza recargas três vezes mais rápidas do que uma tomada caseira convencional.

Testes e lançamentos