Através de sensores de esterço e giro nas rodas, consegue antever situações em que o veículo está prestes a sair do controle do motorista e corrigi-las, a partir da distribuição de torque e de uso quase imperceptível dos freios, a tempo de manter o veículo na trajetória e evitar um acidente.
Tamanha é sua relevância que em mercados como Estados Unidos e Europa ele já é obrigatório há alguns anos. No Brasil, passará a ser impreterível em novos projetos a partir de 2020, e em todos os automóveis zero-km até 2022.
Assim como aconteceu com os freios ABS e os airbags frontais, as montadoras já estão aumentando gradualmente a oferta do equipamento como item de série em seus produtos, a fim de ganhar escala e reduzir custos da inclusão.
Segundo dados da consultoria Jato Dynamic do Brasil, obtidos em primeira mão por UOL Carros, 38% dos carros novos emplacados em nosso país nos dois primeiros meses de 2018 vieram de fábrica equipados com o controle de estabilidade. Em números absolutos, estamos falando de aproximadamente 103 mil veículos.
Alguns modelos de valor médio mais alto, como Jeep Compass, Honda HR-V e Toyota Corolla, oferecem ESP em toda a gama. Já aqueles de porte mais compacto e preços mais acessíveis, caso de Volkswagen Polo e Fiat Argo, ainda restringem o item às versões mais caras.
Veja abaixo quais foram os 10 modelos mais emplacados no primeiro bimestre de 2018 entre os que dispõem do equipamento:
1º. Jeep Compass
Imagem: Murilo Góes/UOL
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 109.990 a R$ 170.710 + Unidades vendidas: 8.148
2º. Honda HR-V
Imagem: Murilo Góes/UOL
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 81.900 a R$ 108.900 + Unidades vendidas: 7.467
3º. Toyota Corolla
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 89.990 a R$ 118.850 + Unidades vendidas: 7.228
4º. Nissan Kicks
Imagem: Divulgação
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 72.990 a R$ 98.890 + Unidades vendidas: 6.411
5º. Volkswagen Polo TSI
Polo é o quarto modelo mais emplacado do Brasil em 2018
Imagem: Murilo Góes/UOL
+ Versões dotadas de ESP: Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI + Faixa de preços: R$ 67.150 (Comfortline) a R$ 71.760 (Highline) + Unidades vendidas: 6.365
6º. Honda Fit
Imagem: Divulgação
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 59.300 a R$ 81.700 + Unidades vendidas: 5.513
7º. Hyundai Creta
Imagem: Murilo Góes/UOL
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 76.350 a R$ 102.580 + Unidades vendidas: 4.689
8º. Jeep Renegade
Imagem: Murilo Góes/UOL
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 75.790 a R$ 128.990 + Unidades vendidas: 4.674
9º. Ford EcoSport
Imagem: Reprodução/UOL
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 68.690 a R$ 99.990 + Unidades vendidas: 4.223
10º. Chevrolet Cruze
Imagem: Divulgação
+ Versões dotadas de ESP: todas + Faixa de preços: R$ 96.790 a R$ 109.790 + Unidades vendidas: 3.236
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.