PUBLICIDADE
Topo

Frentista: o que ele pode e o que nunca deve fazer no seu carro

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colaboração para o UOL

10/12/2019 04h00

É hora de falar sobre os postos de gasolina e os serviços que são oferecidos pelos profissionais que trabalham por lá (correndo o risco de criar polêmica mais uma vez).

Apesar de bem intencionados, frentistas são, em sua maioria esmagadora, pessoas sem conhecimentos de mecânica. E um serviço errado, mesmo que de boa-fé, pode comprometer consideravelmente seu carro.

Sendo assim, quais são os serviços que o frentista está habilitado para oferecer? Abastecer o carro e nada mais. É para isso ele é treinado e sabe melhor que ninguém.

E quando surge aquela velha pergunta: "quer que verifique o óleo e a água"? Não tem nada de errado em verificar, desde que ele não faça nada a respeito. Se ele observar o nível dos fluídos e te comunicar sobre estes itens, tudo bem. O que não pode acontecer é deixá-lo completar estes níveis.

Outro ponto importante é que todas essas verificações podem ser feitas pelos donos dos veículos em sua própria casa.

Também ressalto que todas essas verificações precisam ser feitos com o carro frio, parado. Fazer isso em um posto de gasolina pode alterar os resultados da verificação e induzir você - e até o frentista - a um erro.

O que fazer no posto de gasolina?

Além de abastecer o carro, o posto de gasolina é o lugar para calibrar os pneus, dar aquela limpada no para-brisa ou até comprar aquele xampu que coloca no reservatório de água do limpador de para-brisa.

Muitos postos de gasolina oferecem o serviço de troca de óleo. E, em geral, o profissional que realiza este tipo de serviço está capacitado para isso. E não tem nenhum problema em você efetuar esta troca por lá.

Deem uma olhadinha no vídeo acima e me digam o que se consegui convencê-los a dar uma atenção mais carinhosa ao carro de vocês. Usem e abusem dos comentários e vamos discutir maneiras de cuidar cada vez mais dos automóveis de uma maneira divertida.