Topo

Coluna

Coisa de Meninos Nada


Dá para limpar bico injetor do motor ou só troca salva carro de 'engasgar'?

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colaboração para o UOL

03/12/2019 04h00

Os bicos injetores (ou válvulas injetoras) são os componentes que injetam o combustível no motor do seu carro na quantidade definida pelo módulo, que toma essa decisão usando as informações de diversos sensores instalados no seu automóvel.

Existe uma discussão eterna no meio automotivo a respeito de bicos injetores e suas manutenções. De acordo com os fabricantes, a peça não prevê manutenção, ou seja: quebrou ou está funcionando mal, tem que trocar. Mas no chão de oficina vemos outra realidade.

Até pouco tempo atrás os bicos eram muito caros. Atualmente alguns já baratearam um pouco, mas ainda temos carros com válvulas injetoras bem salgadas. Por causa desse cenário, muitos mecânicos tentam recuperar bicos que apresentam problemas usando uma máquina de limpeza e testes.

No último Congresso do Mecânico essa discussão foi posta em pauta para que os reparadores, a indústria e o meio acadêmico pudessem entrar em um acordo.

Thais Roland/UOL
Imagem: Thais Roland/UOL

Basicamente a posição da indústria continua a mesma, de que bicos injetores não requerem manutenção. Mas que ela aceita que os reparadores façam isso nas oficinas para minimizar os custos dos clientes com a compra de uma peça nova. Tudo precisa de uma boa avaliação para que a melhor decisão seja tomada.

Se o bico injetor do seu carro não custa mais uma fortuna, é bacana trocá-lo e contar com a garantia de fábrica. Mas se você precisará desembolsar um bom valor para comprar uma peça nova, acredito que vale a pena tentar salvar o bico na máquina de limpeza.

O que minha experiência de oficina mostra é que essa é uma solução que funciona em muitos casos. Já vi bicos que não conseguiram voltar à vida, mas na maioria dos casos a limpeza deu bons resultados e os sistemas de injeção voltaram a funcionar perfeitamente durante anos.

Ainda assim podemos amenizar os problemas que um bico injetor pode ter. É necessário escolhendo com cuidado o lugar onde abastecemos nossos automóveis, já que combustíveis de baixa qualidade podem causar muitos danos. Mas falar sobre posto de gasolina é conversa para outra hora.

Quero saber a opinião de vocês. Já limparam bicos injetores? O que aconteceu? Qual foi o resultado? Me contem tudo e não escondam nada nos comentários!

Tabela Fipe

Você sabe quanto variou o preço do seu carro nos últimos meses?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Coisa de Meninos Nada