Topo

Toyota Corolla 2020

Preços, versões e tudo o que você precisa saber sobre o campeão de vendas

Do UOL, em São Paulo

20/10/2019 04h00

Mesmo sendo o sedã mais vendido do Brasil, a Toyota resolveu mudar radicalmente o Corolla em sua versão 2020. O veículo foi completamente repaginado, com nova plataforma e novo design.

O antigo visual, tido por muitos como sem graça e conservador demais, saiu de cena e deu lugar a uma nova fisionomia mais moderna, atualizada e bonita. Ou seja, a Toyota trabalhou para agradar ao público cativo do Corolla, que coloca o carro como o mais vendido de sua categoria no Brasil, mas também manteve seu foco naqueles que não o escolhiam por ser um "carro de tiozão".

Se isso vai dar certo ou não, o tempo irá dizer. Mas o fato de a nova plataforma (TNGA, a mesma do Prius e da RAV4) ter diminuído o centro de gravidade do modelo conta como ponto positivo no quesito da dirigibilidade, por vezes criticada. Outra grande adição é a versão híbrida flex - a primeira do mundo.

Para efeito de comparação, o Honda Civic pouco mudou em sua versão 2020. Ou seja, as alterações no Corolla podem leva-lo ainda mais adiante em seu mercado.

Avaliação: Corolla 2020 apresenta melhor versão da história

Primeiro híbrido a ser feito no Brasil e primeiro híbrido flex do mundo (essa motorização está restrita à versão Altis, topo de linha), o Corolla 2020 dá a impressão que ainda seguirá ganhando de goleada da concorrência no mercado de sedãs médios.

Até quem não gosta do Corolla tem que admitir que o sedã ficou bem mais atraente. O design ganhou esportividade com traços inspirados no novo Camry, especialmente na dianteira. Faróis afilados e puxados, grade com uma elegante barra cromada e uma vistosa tomada de ar na parte inferior do para-choque aproximam os sedãs.

Atrás, as semelhanças são com os Lexus: o para-choque ganhou volume e as lanternas ficaram mais finas, sendo devidamente adornadas pelo friso cromado presente também no novo RAV4 - e que virou marca registrada de design dos novos Toyota.

O interior ficou bem mais minimalista do que antes - e há quem tenha torcido o nariz para o visual mais limpo. Todas as atenções ficaram para a tela tátil de oito polegadas da central multimídia (que muitos acham que parece uma TV de tubo pelo acabamento atrás), fixada no topo do console central como se estivesse "flutuando" na cabine.

É importante ressaltar também que o sistema de entretenimento evoluiu muito em relação à geração anterior, reagindo de maneira rápida aos comandos. Ah, é verdade! Há um pequeno e importante detalhe para alguns: não há mais reloginho digital.

Leia a avaliação completa

Valores da revisão/garantia (qualquer versão)

- 10.000 km: R$ 339,00
- 20.000 km: R$ 651,00
- 30.000 km: R$ 495,00
- 40.000 km: R$ 1007,00
- 50.000 km: R$ 498,00
- 60.000 km: R$ 882,00
Garantia: 5 anos

Concorrentes

Líder de seu segmento no Brasil, o Toyota Corolla tem como seu maior opositor no mercado dos sedãs médios o Honda Civic. No entanto, o Corolla vende em média 2.500 unidades a mais que o Civic por mês.

Outros concorrentes do Corolla são o Chevrolet Cruze, o Volkswagen Jetta, o Nissan Sentra, o Citroen C4 Lounge e o Kia Cerato.