Topo

Lojas "bombam" na noite com peças e serviços para carros

Renata Turbiani

Colaboração para o UOL

12/08/2013 08h03

Pegando carona nos sistemas de autosserviço e também para facilitar a vida dos clientes, muitas lojas de autopeças se tornaram verdadeiros supermercados automotivos. Alguns exemplos são: Voli, Jocar, MercadoCar e Koga Koga. Recentemente, a rede Autozone, muito famosa nos Estados Unidos (são 4,7 mil unidades por lá), também desembarcou no país. O principal atrativo dessas lojas, além de deixar o comprador à vontade para circular pelos corredores, é o preço.

Ozami Costa Patrício, gerente do MercadoCar da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo (SP), afirma que os cobrados pela empresa chegam a ser até 40% menores, na comparação com os valores praticados pelas concessionárias. No local, o consumidor encontra 50 mil itens, entre peças e acessórios.

Na Voli, que tem três lojas na capital paulista, uma em São José dos Campos (SP), além da loja virtual, é possível economizar até 50% já contando a mão-de-obra, segundo Flávio Cataldo, gerente administrativo da unidade Aeroporto, na Vila Alexandria, Zona Sul. "Trabalhamos com 40 mil produtos, que vão desde discos de freio e amortecedores até bagageiros e lâmpadas de LED", enumera.

Maurício Bráz, diretor geral da Autozone Brasil, apesar de não revelar o quanto o comprador pode poupar ao comprar em uma das três unidades da rede no país, garante que consegue oferecer preços extremamente competitivos aos seus clientes por negociar diretamente com os fabricantes. Por lá estão à venda 16 mil itens, como bateria, equipamentos de som e artigos para pintura.

SERVIÇO

  • Murilo Ges/UOL

    - Autozone (www.autozone.com.br)
    Lojas em Sorocaba, Jacareí e Indaiatuba (SP).

    - Jocar (www.jocar.com.br)
    Duas lojas na Zona Oeste de São Paulo (SP).

    - Koga Koga (www.kogakoga.com.br)
    Duas lojas na Zona Leste de São Paulo e uma em Campinas (SP).

    - MercadoCar (www.mercadocar.com.br)
    Lojas nas zonas Norte, Oeste e Sul de São Paulo e em Guarulhos (SP).

    - Voli (www.voli.com.br)
    Duas lojas na Zona Sul de São Paulo, além de Osasco e S. José dos Campos (SP).

Nenhuma das empresas consultadas quis entregar o faturamento das lojas e nem mesmo o investimento em novos produtos e serviços.

EXTRAS
Por falar em serviços, esse é outro chamariz para os clientes. O MercadoCar trabalha com instalação de acessórios e substituição de algumas peças (lâmpadas e pneus, por exemplo). Os preços variam entre R$ 1 e R$ 120.

Na Koka Koga, a troca do óleo é grátis. Para isso, o consumidor precisa adquirir o óleo e o filtro de óleo em uma das três lojas localizadas em São Paulo. No caso da Autozone, Bráz diz que a substituição de palhetas e lâmpadas é oferecida como cortesia ao comprador. Também são realizados, sem custo, teste e recarga de bateria e escaneamento do motor.

Já na Voli, os serviços oferecidos pelo centro automotivo vão desde trocas de lâmpadas e pneus até de correia dentada e amortecedores. “Fazemos a instalação de todas as peças que vendemos na loja. Só não realizamos trabalhos mais complexos, como retífica de motor”, complementa Cataldo.