Topo

BMW abre fábrica para 10 mil motos: "Brasil voltará a crescer"

BMW F 700 GS é um dos nove modelos que sairão da fábrica - Divulgação
BMW F 700 GS é um dos nove modelos que sairão da fábrica Imagem: Divulgação

Arthur Caldeira

Da Infomoto, em Manaus (AM)

21/10/2016 14h18

Entusiasmada com seus resultados no Brasil nos últimos anos e apostando no sucesso da compacta G 310R, a BMW inaugurou fábrica própria de motocicletas em Manaus (AM). Com investimento de aproximadamente R$ 36 milhões (10,5 milhões de euros) e 175 funcionários, tem plano inicial para produzir 10 mil motos ao ano, de nove modelos diferentes. Destaque para a F 700 GS, lançamento escolhido para a inauguração da linha de montagem; e para a pequena G 310R.

"Índia, China, o Brasil e a América do Sul são mercados chave para nossa meta de vender 200 mil motos por ano em todo o mundo até 2020", afirmou Stephan Schaller, presidente da BMW Motorrad.

Em 2015, as vendas mundiais de motos BMW foram de 137 mil unidades, 7.797 delas no Brasil, que ocupa a sétima posição entre os mercados globais da marca.

BMW G 310R - Divulgação - Divulgação
BMW G 310R começa a ser produzida em 2017 e será aposta para crescimento
Imagem: Divulgação

Ciclos e preços

Nem mesmo a atual crise econômica e a queda nas vendas de motos no país abalam a confiança de Schaller. Entre janeiro e setembro deste ano, a BMW vendeu 5.133 motos, contra 5.748 no mesmo período de 2015 -- queda leve.

"Conheço o país há 20 anos e a economia brasileira é cíclica: está em baixa agora, mas voltará a crescer. Vemos um ótimo potencial em médio e longo prazo”, disse o executivo alemão.

A produção nacional, entretanto, não deverá afetar o posicionamento e nem a política de preços da BMW, pois muitos modelos da marca já eram montados em Manaus pela Dafra, desde 2009. A fábrica própria, contudo, encerra essa parceria.

Pequena valente

Uma das apostas da BMW Motos para atingir sua meta global e crescer ainda mais no mercado brasileiro, onde atualmente lidera o segmento acima de 500 cc, é a nova compacta G 310 R. "O segmento entre 300 e 400 cc aqui é enorme e o Brasil é um dos principais mercados da nova G 310R", acredita Schaller.

Embora não fale sobre estimativas de vendas, o presidente da divisão de motos confirmou que o modelo (a primeira de baixa capacidade lançada pela BMW nas últimas décadas) começa a ser produzida em Manaus no início do próximo ano. A BMW do Brasil não confirma a data, mas concessionários da marca acreditam que a G 310R deverá chegar às lojas em março. O preço estimado deve ficar entre R$ 22.000 e R$ 23.000.

* Viagem a convite da BMW Brasil