PUBLICIDADE
Topo

Primeira Classe

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tesla: quanto custa para ter carrão na garagem sem precisar comprar

Tesla Model Y Long Range - Rafaela Borges/UOL
Tesla Model Y Long Range Imagem: Rafaela Borges/UOL
Conteúdo exclusivo para assinantes
Rafaela Borges

Rafaela Borges é jornalista automotiva desde 2003, com passagens por Carsale e Estadão. Escreve sobre o mercado de veículos, supercarros, viagens sobre rodas e tecnologia.

Colunista do UOL

05/07/2021 04h00

Uma das montadoras mais valorizadas do mundo, a Tesla virou referência quando o assunto é carro elétrico e com sistemas semiautônomos de condução. O sucesso é tanto que repercutiu até em seu CEO, Elon Musk.

Afirmações e ações de Musk são capazes de valorizar criptomoedas e até uma rede social até então desconhecida, a Clubhouse. O executivo é um dos maiores influenciadores digitais do mundo.

Em 2018, houve, no Salão do Automóvel de São Paulo, uma promessa de importação oficial de modelos da Tesla, que acabou não se consolidando. No entanto, dá para ter um carro na marca do Brasil.

A divisão de luxo do grupo brasileiro Osten, que tem autorizadas da BMW, Jaguar Land Rover e Jeep, entre outras, está trazendo os Model 3 e Y de maneira independente. E, se a propriedade do carro não é sua prioridade, ter um dos elétricos mais famosos do mundo na garagem pode custar menos do que você imagina.

Apesar de vender os carros da Tesla, a Osten se dedica também ao aluguel de modelos da marca norte-americana. Os planos podem ter entre 12 e 48 meses, e os preços vão diminuindo de acordo com o contrato anual selecionado.

O aluguel inclui um Wallbox para recarga dos modelos, com 11,5 kW. Além disso, já contempla assistência técnica 24 horas, seguro e manutenção preventiva.

Quanto custa ter um Tesla na garagem

O modelo mais em conta é o Model 3 Standard, à venda por R$ 450.331 na Osten. Para aluguel, está disponível com custo mensal de R$ 12.942. Por ano, período mínimo de aluguel, são R$ 155.304 - para efeito de comparação, sai R$ 162 mil comprar um Honda HR-V Touring 1.5 turbo, por exemplo.

Se por um lado o locatário não tem a propriedade do veículo, está livre dos custos extras gerados por ele e também da desvalorização. De acordo com a Osten, muitos empresários têm feito o aluguel como pessoa jurídica e incluído os custos na conta da empresa, o que pode ser uma grande vantagem.

O aluguel de dois anos custa R$ 12.112/mês. Anualmente, são 12 mil km rodados incluídos. Os eventuais extras são cobrados apenas no encerramento do contrato.

Já o Model Y standard é tabelado em R$ 472.966 para a venda. Para o aluguel de um ano, são R$ 13.593 por mês, ou R$ 163.116. No plano de dois anos, o mensal cai para R$ 12.721.

Model Y Long Range

O Model Y Long Range é uma das apostas da Osten para enfrentar, no mercado brasileiro, elétricos como Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC. Para venda, o carro é tabelado pela empresa em R$ 645 mil.

Tesla Model Y traseira - Rafaela Borges/UOL - Rafaela Borges/UOL
Tesla Model Y Long Range tem 521 km de autonomia
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Já para o aluguel anual, o valor é de R$ 19.700 por mês, totalizando R$ 236.400. No plano de dois anos, o mensal cai para R$ 18 mil.

O Model Y Long Range é um SUV cupê com 384 cv, 56 mkgf e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, de acordo com a Osten. A autonomia é de 521 km e a recarga no Wallbox de 11,5 kw leva seis horas e meia.

Em 50 kW, o carro ganha 400 km de autonomia em apenas uma hora. O modelo é compatível com estações até 250 kW. No Brasil, as mais potentes têm 150 kW.