O HR-V foi um dos precursores da "nova onda" de SUVs compactos que tomou conta do mercado nacional.
Lançado em 2015, ele rapidamente se firmou como um dos campeões de venda da categoria, que na época contava com o também novato Jeep Renegade, Ford EcoSport, Renault Duster e o antigo Chevrolet Tracker.
O SUV traz a versatilidade do Fit (inclusive com o prático sistema de rebatimento do banco traseiro) com um porte mais imponente e linhas mais sedutoras do que o monovolume. Destaque para detalhes como as maçanetas traseiras embutidas ao lado das janelas, que criam o efeito visual de cupê.
Equipado com o motor 1.8 de até 140 cv e 17,5 kgfm (que era utilizado na nona geração do Civic), o HR-V foi o SUV compacto mais vendido entre os anos de 2015 e 2017.
Só que o feitiço acabou em 2018, quando o Hyundai Creta fechou o ano na liderança de vendas. Sem mudanças significativas no projeto (a última foi a oferta do motor 1.5 turbo na versão Touring, no ano passado), o modelo da Honda perdeu fôlego e acabou ofuscado pela estreia de novos rivais, como o novo Chevrolet Tracker e VW T-Cross.
O que mudou na linha 2021?
Lançada em dezembro de 2020, a linha 2021 do HR-V trouxe faróis com regulagem elétrica de altura do facho de luz e sensor crepuscular para o acendimento automático para todas as versões.
As versões Touring e EXL recebem novas rodas de liga leve de 17" e novos faróis de neblina em LED, com desenho horizontal, similar ao adotado no CR-V.
A versão EXL ganha ainda faróis full LED, antes disponíveis apenas na Touring, retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva. A versão EX conta agora com retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down e seis airbags.