Nissan Kicks brigará pelo topo? O que já sabemos sobre nova geração do SUV

O Nissan Kicks sempre teve grande representatividade no segmento de SUVs compactos. Nunca foi líder no encerramento de um ano, mas sempre marca presença entre os cinco mais emplacados - feito que alguns concorrentes que já foram os primeiros colocados, como Jeep Renegade e Honda HR-V, não tem conseguido fazer.
Neste ano, briga pelos primeiros lugares da categoria com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker. E uma nova geração do SUV japonês está a caminho. Será que dá para finalmente assumir a ponta?
Nova geração
O produto foi apresentado recentemente no Salão de Nova York, nos Estados Unidos. A versão a ser produzida em Resende (RJ) é a mesma, mas haverá uma diferença crucial.
Enquanto o novo Kicks americano traz motor 2.0 aspirado, o brasileiro virá com um inédito 1.0 turbo. Não é o mesmo que estreou no Kardian, da Renault - a francesa e a Nissan fazem parte do mesmo grupo automotivo. Circulam rumores no mercado de que a japonesa está desenvolvendo seu próprio propulsor.
Esse motor não deverá destoar da média do segmento - entre 120 cv e 130 cv e torque até 23 kgfm. Assim, vai resolver aquele que é o principal problema do Kicks atual: desempenho. O 1.6 aspirado atual é econômico, mas não tem lá muito ímpeto para acelerar.
Para pessoas que têm necessidade de passar mais tempo na estrada, especialmente as que têm de circular em pista simples - e precisam de agilidade para ultrapassar -, o 1.6 deixa a desejar. Com o 1.0 turbo, mais potente e com mais torque em baixa rotação, estima-se que essa questão será solucionada.
Assim, o Kicks se tornará um produto muito mais interessante, especialmente porque a nova geração deve manter uma das características mais importantes do carro: a ótima capacidade no porta-malas - atualmente uma das melhores da categoria. O volume ainda não foi divulgado de acordo com o método mais comum no Brasil, o VDA. Mas as imagens divulgadas sugerem que o compartimento continuará sendo um destaque.
E o preço?
Além do porta-malas grande, o Kicks atual também se destaca pela boa dirigibilidade e pelo preço abaixo da média da categoria de SUVs compactos. Atualmente, o modelo custa entre R$ 112.990 e R$ 150.290. Há poucas semanas, a Nissan surpreendeu ao divulgar que, com a chegada da nova geração, a atual será mantida em linha.
Com isso, o produto novo deverá ser aquela resposta da marca para o cliente que é fiel, mas por enquanto não muitas opções no portfólio da marca. Quem sair do velho Kicks irá agora para o novo - que, maior, mais bem acabado e tecnológico, certamente virá mais caro.
Mas aí fica uma questão: quão mais caro? A Honda, ao lançar o novo HR-V, posicionou o produto na faixa dos SUVs compactos, mas apenas nas versões 1.5 aspiradas. As 1.5 turbo vieram na faixa de utilitários-esportivos médios, como Compass, Corolla Cross e Taos - com valores em torno de R$ 200 mil.
Ao manter os dois produtos em linha, a Nissan vai pelo mesmo caminho? A nova geração virá com preço de SUV médio? Afinal, com 4,37 metros de comprimento, é apenas 3 cm menor que o Compass.
Motor 1.0 denuncia caminho improvável
Uma leitura de mercado mostra que partir para essa estratégia não é impossível. Mas é improvável. Em primeiro lugar, uma característica importante da Nissan no Brasil, independentemente do segmento, é adotar política de preços competitivos.
É uma estratégia oposta à da Honda, que nunca apostou em preços agressivos. Mas há algo além: o motor 1.0 turbo. Os HR-V de topo têm 175 cv, que os colocam no mesmo patamar de desempenho dos médios (e até um pouco acima, dependendo da comparação).
Com potência que, na melhor das hipóteses, ficaria um pouco acima dos 130 cv, o novo Kicks não terá esse argumento. Por isso, o mais provável é que a Nissan, ao manter os dois produtos lado a lado, esteja se aproximando da estratégia da Hyundai.
Quando lançou o novo Creta, a sul-coreana manteve o antigo à venda, em uma versão apenas. Com o Kicks deverá ocorrer o mesmo. Se assim for, o deve ter uma ou duas versões para concorrer, em preços, com SUVs subcompactos - Nivus, Pulse e Kardian
Enquanto isso, o novo chega com argumentos fortes na disputa com os compactos maiores, como Creta, T-Cross e HR-V, entre outros. Mais caro do que hoje? Sim! Mas não mais caro do que esses rivais.
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