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Paula Gama

REPORTAGEM

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Como está a fábrica fechada da Ford comprada por gigante chinesa na Bahia

Colunista do UOL

03/03/2023 15h25

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Nada de mato alto, placas manchadas ou cenário devastado: pátios vazios, grama cortada e nenhuma placa de identificação resumem a situação atual do Complexo Industrial Ford Nordeste, onde eram fabricados Ka e Ecosport, em Camaçari, na Bahia. A fábrica, principal da marca norte-americana no Brasil, será agora da BYD, gigante chinesa e maior produtora de veículos elétricos do mundo. A informação é do colunista do UOL Carros Jorge Moraes.

A coluna esteve no local no início deste ano e, para a nossa surpresa, o espaço, que no passado empregou mais de 4 mil pessoas diretamente, está em ótimo estado de conservação após quase dois anos sem produzir carros.

Estivemos na planta com Rafael Martins, o mesmo fotógrafo que visitou a fábrica há um ano com a Folha. Analisando as imagens, é possível perceber que a fábrica está mais bem conservada atualmente - momento em que as especulações sobre possível venda para BYD estão mais quentes - do que no mesmo período de 2021. Os detalhes mostram o cuidado da Ford com a imagem de sua antiga planta, como alguém cuida bem de um imóvel vazio para valorizá-lo na revenda.

No estacionamento, que um dia foi abarrotado de carros de funcionários, havia apenas nove veículos, praticamente o mesmo número de pessoas que conseguimos ver durante o período que estivemos nas redondezas, entre seguranças e funcionários de manutenção. Um deles, inclusive, mantinha a grama baixa com um pequeno trator.

O sinal do tempo e do esquecimento estão em pouquíssimas placas que restaram sinalizando que aquela é uma propriedade particular da Ford Company. As maiores identificações foram retiradas e a moldura aguarda a chegada de novos donos para que a vida volte a pulsar na região.

Bem cuidada, Fábrica da Ford em Camaçari aguarda comprador

O que sobrou da fábrica?

A fábrica da Ford foi desmontada aos poucos entre janeiro e dezembro de 2021. De acordo com um engenheiro que preferiu não ser identificado, 90% das máquinas foram direcionadas para a fábrica de General Pacheco, na Argentina, para serem vendidas em leilões para reaproveitamento do aço ou até mesmo como sucata.

"A empresa que assumir a planta terá que construir uma nova linha de produção. O que existe hoje em Camaçari é a infraestrutura base, ou seja, um lugar adequado para instalar máquinas e robôs, galpões. Mas a linha de produção não existe mais. Até os parceiros, em sua maioria, desmontaram o maquinário", conta o técnico, que atualmente trabalha no Centro de Desenvolvimento de Produtos da Ford, que fica no Senai-Cimatec, onde seria instalada a fábrica da Jac Motors no passado.

Atualmente, segundo o profissional, apenas a equipe de Meio Ambiente vai até o local para a finalização de análises e outros trabalhos.

Novo dono

A fábrica empregava cerca de 4 mil trabalhadores diretamente, sem contar os empregados das empresas satélites, que forneciam peças e prestavam serviços à fábrica e seus funcionários. Com esse grupo, o número de desempregados sobe cerca de 20 vezes, de acordo com o Dieese.

Com tantas pessoas e setores envolvidos, o fechamento da fábrica resultou em uma perda inestimável para a economia do Brasil e, principalmente, da Bahia.

Nos últimos 24 meses, alguns nomes foram especulados, como Caoa e Great Wall Motors, que acabou comprando a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Na época, o então governador, Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil do governo Lula, chegou a dizer que as negociações estavam aquecidas, mas não foi à frente.

Futura proprietária do complexo, a chinesa BYD é a maior fabricante de carros elétricos no mundo, e atua no Brasil desde 2014 em segmentos distintos. Em Campinas, interior de São Paulo, a companhia possui uma fábrica de chassis e ônibus elétricos, já em Manaus, Amazonas, produz baterias de lítio-fosfato de ferro.

Em outubro de 2022, a montadora assinou um protocolo de intenções com o governo da Bahia para instalar três fábricas no estado para produzir carros, ônibus elétricos e caminhões. Segundo o ex-governador Rui Costa anunciou, o complexo geraria cerca de 1,2 mil empregos em um investimento de R$ 3 bilhões.

A BYD nunca comentou os detalhes dados pelo governo da Bahia, no entanto, anunciou que pretende produzir carros no Brasil, mas não sem antes chegar à marca de 10 mil veículos vendidos anualmente. Atualmente, a marca possui quatro SUVs eletrificados em seu line-up: Song Plus DM-I, Yuan Plus EV, Tan EV e Han EV.

Este não será o primeiro acordo da BYD com a Bahia. O grupo chinês também é responsável pela construção do VLT, sigla para Veículo Leve sobre Trilhos, que circulará em Salvador. Outro negócio bilionário.