Topo

Jorge Moraes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Corolla Cross 2024 chega em março e mantém 'marmita'; veja como será o SUV

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

03/03/2023 13h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Toyota lança na próxima semana o modelo 2024 do Corolla Cross. E o sedã? Nada ainda. Vai ficar para o começo do próximo semestre. Parece que a chegada do Nissan Sentra nos próximos dias e do Honda Civic G11, recém-lançado, não incomodou em nada aos japoneses mais tradicionais.

E por que separar o SUV do sedã? Não lançar os dois juntos? A marca deve ter focado a rede, que tem dificuldade de vender o três volumes, ao contrário do utilitário Cross. O sedã terá mudanças de meia vida.

O Corolla Cross de novo não ganhará absolutamente nada e o polêmico escapamento, apelidado de marmita, continuará do mesmo jeito, assim como freio de estacionamento no pé. A renovação do SUV está prevista para o próximo ano como modelo 2025, quando todas críticas feitas pelos clientes deverão ser consideradas.

Corolla Cross - Divulgação - Divulgação
Divulgação
Imagem: Divulgação

Os motores flex 2.0 de 177 cv e a caixa de 10 marchas, mais a opção híbrida das atuais versões, 1.8 de 122 cv estão mantidas para o SUV.

Durante a quarta-feira passada a Toyota começou a disponibilizar como cadastro para os concessionários o novo Corolla 2024. E quem estava esperando pela mesma estratégia de 2022, com a dupla sendo lançada no início do ano, esqueça.

O que vai acontecer no sedã

O motor 1.8 do híbrido será recalibrado de 122 cv para 140 cavalos, enquanto o flex 2.0 manterá a base de 177 cv. Do lado de fora, o carro atual é bem parecido com o novo, com poucas mudanças concentradas na grade inferior, que deixou de lado as barras horizontais e apostou em um desenho interno de colmeia.

Os faróis de neblina possuem novo exterior de revestimento com poucas mudanças e as rodas de liga-leve são novas. De resto, o novo Corolla é igual ao atual no quesito design. Pode apostar.

Internamente, a central multimídia vai para os 10,5 polegadas e nada mais. O Corolla foi apresentado na Europa repetindo a mesma tecnologia da atual geração. Esse é o famoso facelift de meia vida.

O painel de instrumentos conta com uma tela de 12,3? que, no mercado do velho continente, estará disponível para as versões a partir das intermediárias.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.