PUBLICIDADE
Topo

Jorge Moraes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Nova Toro eleva nível de conectividade e até 'espiona' valet pelo celular

Jorge Moraes

Jornalista, Jorge Moraes trabalha com o segmento automotivo desde 1994. Presente nos principais salões internacionais, é editor do caderno de Carros no Diário de Pernambuco, diretor e apresentador do programa Auto Motor na Band, e âncora do programa CBN Motor na rádio CBN Recife.

Colunista do UOL

22/04/2021 12h33

A Fiat acertou na apresentação da Toro 2022, que está longe de ser a nova geração da picape. Mas, em termos de conteúdo, é incomparável. E quer saber mais? O utilitário é de entrar na sua casa sem pedir licença para a concorrência.

A mecânica turbo 1.3 de 185 cv no etanol vai dar muito o que falar ante a opção dura e de pouca energia gerada pelo velho 1.8. Esse será esquecido...

O novo propulsor é um divisor de águas e aumenta inclusive a capacidade de carga para 750 kg. Gostei porque começo a avaliar a picape pela caçamba, e nela o novo acessório de uma empresa que está emprestando a tampa rígida, de boa vedação em outros veículos, e que está fazendo o maior sucesso entre os picapeiros.

A Volcano continuará sendo a melhor compra do modelo produzido em Goiana (PE). As opções a diesel estão firmes no cardápio e são as únicas 4x4.

Quanto à tecnologia, e o desafio de tornar o veículo conectado mais acessível dentro do segmento, merece o nosso reconhecimento, nota 10.

Acompanho de perto a Toro desde 2016, quando nasceu como proposta de ser uma picape utilitária feita para também "morder" o público que aos poucos perde o poder de compra do SUV diesel equipado.

A Stellantis vai para o ataque com o que ela tem de bom. Peugeot e Citroën serão cenas de outra novela. O capítulo Toro é consolidado e desejado pela audiência. Ligar o carro no esquema do Fiat Connect, através de um relógio Apple ou smartphone, é divertido. Dá vontade de dizer que isso não tem preço.

Amo tecnologia e a conexão com a inteligência artificial pela Alexa, explorando o comando de voz, o status do veículo, a chance de monitorar na tela do celular o perímetro e o "dedo duro" do uso incorreto do manobrista. Isso porque é possível desenhar a área de utilização do carro e rastreá-lo.

A loja digital Cart é aparentemente uma evolução do que a concorrência apresentou com a VW Play. A tecnologia chegou arrasando quarteirão, assim como a tela de 10 polegadas vertical (infelizmente não equipa todas as versões). Juntos, vão inspirar o cliente conectado.

Veja que estamos escrevendo sobre os mimos que trazem segurança e comodidade, sem falar no design. Aliás, tenho uma pergunta a vocês: tecnologia e segurança se tornaram os elementos mais importantes na avaliação de compra? Ou o design continua sendo tudo e você pede o veículo pela emoção? A Fiat Toro reúne os elementos. Pode ser líder, ao lado da Hilux, nos memes do Instagram, mas manda bem no pódio das mais vendidas e desejadas.

Quanto ao veículo?

A cabine também foi renovada, com novo console central e painel de instrumentos. Com a alteração, a capacidade de armazenamento dos porta-objetos quase dobrou e agora chega a 26 litros. A suspensão também foi alterada e agora é independente.

Mas o que interessa mesmo, pelo menos para a maioria, é o que está embaixo do capô. A nova Fiat Toro estreia um motor turbo flex mais moderno, capaz de desenvolver até 185 cavalos de potência e 270 Nm de torque.

A picape conta ainda com versões que dispõem de motor flex aspirado e diesel, com câmbio automático de seis ou nove marchas. A tração, para dentro ou fora da estrada, pode ser 4x2 e 4x4. A motorização 2.0 de 170 cavalos continua disponível para a Fiat Toro 2022.

No quesito conectividade, ganhou carregador de smartphone sem fio, nova central multimídia de até 10,1" posicionada na vertical e uma plataforma de serviços conectados inédita no mercado nacional. Em parceria com a Tim, o veículo já sai de fábrica com um chip, o que permite utilizar o wi-fi dentro do carro com até oito aparelhos pareados com conectividade 4G.

O proprietário terá acesso, através do smartphone, a facilidades como serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo. Com compatibilidade com a Alexa, o proprietário pode, por exemplo, saber onde o carro está e até mesmo dar a partida no veículo de forma remota.

Equipado com o Fiat Connect, que estreia com o modelo, a Fiat Toro conta com diversos serviços conectados com mais de 30 funcionalidades. As facilidades podem ser acessadas através do smartphone, smartwatch, assistentes virtuais, assistentes pessoais e até pelos computadores.

Através dos aparelhos é possível acionar funções como luzes e buzina, além de acionar o carro de forma remota. Também é possível conferir informações do veículo como autonomia e situação dos pneus. Vale destacar que a central tem conectividade Android Auto e Apple CarPlay.

Também estão disponíveis sistema de navegação com mapa inteligente, busca por pontos de interesse, busca de estacionamento e posto de combustível e atualização remota de mapa. Com a assistência virtual o condutor pode realizar operações remotas e localizar o veículo.

A nova Toro ganhou ainda itens de tecnologia como Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, equipamento de auxílio ao motorista na condução e segurança para condutor e passageiros.

A segurança aliada à tecnologia também está presente na Smart Safety. Através dela é possível traçar um perímetro de segurança para o veículo. Caso a Toro saia do espaço demarcado pelo proprietário, um alerta é enviado para o smartphone ou smartwatch pareado.

Estão disponíveis ainda faróis de LED, sistema de iluminação frontal também de LED e cluster full digital de 7". O painel de instrumentos 100% digital com tela TFT é equipamento de série.

A Fiat criou o Cart, uma plataforma de mobilidade conectada que permite que marcas ofereçam produtos, serviços e experiências através da central multimídia do carro, com uma opção para pagamentos segura a integrada que estará disponível para todos os clientes Fiat a partir do segundo semestre.

Através da facilidade é possível abastecer e utilizar o drive thru com pagamentos a bordo. A Fiat Toro permanece com as mesmas versões disponíveis anteriormente, com destaque para a Ranch, voltada para o público agro. Além dela, também estão disponíveis a Ultra, Volcano, Freedom e Endurance.

A Endurance conta com cluster de 7 polegadas full digital, e-locker TC+ (flex) e USB frontal como novidade. Além disso, a opção já contava com seis airbags, central de 7", retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, entre outros.

Para a configuração Freedom as novidades são faróis full LED, central multimídia de 8,4", cluster de 7" full digital, roda de liga R17, e-locker TC+ (flex) e USB frontal (tipo A/C), também já estava disponível e permancem os seis airbags.

Na Volcano, foram incluídos o Fiat Connect, uma nova central multimídia de 8,4", faróis full LED, cluster de 7" full digital, sensor de estacionamento frontal, wireless charger, e-locker TC+ (flex), pneus ATR (diesel) e USB frontal (tipo A/C), além das sete bolsas de segurança já disponíveis.

Para a Ranche, a Fiat disponibilizou, a mais, o Fiat Connect, central de 10,1 polegadas vertical, sistemas de assistencia ao motorista como frenagem autonoma de emergência, comutação do farol alto e assistente de saída de faixa. A versão conta ainda com cluster de 7" full digital, faróis full LED, sensor de estacionamento frontal, wireless charger, pneus ATR e USB frontal (tipo A/C).

Para não esquecer dos preços: a linha 2022 é composta por nove versões e estará na rede de concessionárias a partir de 15 de maio.

Preços e versões

Endurance Turbo Diesel AT9 - R$ 152.990
Endurance Turbo 270 Flex AT6 - R$ 119.590
Endurance E-torq flex AT6 - R$ 114.590
Freedom Turbo Deisel AT9 - R$ 164.390
Freedom Turbo 270 flex AT6 - R$ 131.890
Volcano Diesel AT9 - R$ 177.690
Volcano 270 flex AT6 - R$ 144.990
Ranch Turbo Diesel AT9 - R$ 185.490

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL