Jorge Moraes

Jorge Moraes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Carro novo, motor velho? Por que Chevrolet Spin não recebeu versão turbo

A Chevrolet lançou a linha 2025 do Spin com o mesmo motor 1.8L. O propulsor equipa o modelo desde seu lançamento e, durante sua evolução, recebeu algumas modificações. Hoje, esse powertrain conta com 111 cv e 17,7 kgfm de torque. Na velocidade máxima, continua limitado a 168 km/h e nada mais.

Em entrevista exclusiva à coluna, o gerente de Marketing de Produto da GM, Gabriel Alabarce, nos respondeu a motivação de o Spin não receber um motor turbo, como o 1.2 da Montana, por exemplo.

"O primeiro grande motivo é o consumidor. Quando pesquisamos o que era importante, ele salientou segurança, conforto, tecnologia e design. O motor estava bem resolvido para o cliente", explica.

Ainda segundo Alabarce, o turbo não foi um ponto crítico. "O que ele [o cliente] queria era um propulsor confiável que evoluísse junto com o carro", complementa. E basta conversar com a legião de taxistas para entender o de acordo da turma.

O projeto do Spin 2025 durou três anos e diversas clínicas foram realizadas com pesquisas para saber o que o consumidor desejava. "É um motor que equipa a geração do Spin desde 2012", destaca o gerente de Projetos. Naquele ano, o conjunto do Spin tinha 108 cv e 17,1 kgfm de torque no etanol.

"Existem relatos de Spin com mais de 500 mil quilômetros rodados, com baixíssima manutenção. Então é um motor durável e de manutenção simplificada", pontuou Alabarce. Vale destacar que o principal concorrente do Chevrolet, o C3 Aircross, conta com motor turbo de 130 cv.

Melhorias

Apesar disso, houve algumas melhorias no motor do Spin 2025. Ele ficou 11% mais econômico e também ganhou em aceleração. Agora, vai de zero a 100 km/h em 11 segundos (0,3 a menos que na linha 2024). Algo bem suave.

No consumo, ele faz até 13,4 km/h com gasolina, no ciclo rodoviário, nas versões de câmbio automático. Porém, em um trecho de 35 quilômetros de rodovia, conseguimos uma média de 14,3 km/l. Além disso, a autonomia do tanque agora é de até 710 quilômetros, na estrada - 58 km a mais.

Continua após a publicidade

*Colaborou Rodrigo Barros

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes