Benê Gomes

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Atualizado para o Proconve 8, Mercedes-Benz Actros terá versão menor

O Mercedes-Benz Actros segue como grande referência em dose de tecnologia aplicada a um caminhão extrapesado. Na linha 2023, apresentada no ano passado, recebeu atualizações para se adequar às novas regras de emissões do Proconve 8, o equivalente à legislação europeia Euro 6.

A versão 2653 6x4, por exemplo, saiu ganhando com a terceira geração do motor OM471 LA, com ajustes no turbocompressor de consumo otimizado e no sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia Bluetec 6. O resultado direto foi a redução de emissões de materiais particulados e também do consumo de combustível, na faixa de 8% em comparação com o Actros Euro 5, como explica o Gerente de Marketing da Mercedes Caminhões, Edgard Bertini.

"Nós aproveitamos a necessidade de adaptação aos novos limites do Proconve 8 e aperfeiçoamos todo o powertrain, aplicando, por exemplo, um novo brunimento no bloco do motor. Uma ação para reduzir o consumo de óleo lubrificante porque, se ele é queimado na câmara de combustão, gera material particulado."

Bertini ressaltou ainda a alteração na eletrônica que comanda a transmissão automática Powershift de 12 velocidades, o que aumentou a velocidade das trocas em 40% e ajudou a melhorar o consumo e, em especial, a entrega de torque em baixas rotações.

Na esteira desses ajustes, o motor OM 471 de 530 cavalos de potência - o mais forte da linha Actros - ganhou mais torque, agora de 265,3 Kgfm. Andando com o Actros 2653 e puxando um implemento com 56 toneladas, deu para perceber rápido a grande disposição do motor em diferentes situações.

Mas, o que me chamou a atenção, foi o trabalho do freio-motor de 2ª geração do Actros, que garante 580 cavalos de potência de frenagem. São cinco estágios, facilmente comandados por uma alavanca no volante, o que, na prática, para quem prioriza a condução tranquila e eficiente, permite rodar com o extrapesado a maior parte do tempo sem encostar o pé no pedal do freio.

Ou seja, reduz consideravelmente o desgaste do sistema de freios. E o Actros, é bom lembrar, ainda oferece, como opcional, o retarder, um sistema hidrodinâmico posicionado entre a transmissão e o cardan que aumenta ainda mais a potência de frenagem.

Retrovisores com telas digitais seguem como referência

O Actros segue bem servido de itens de segurança típicos de carro de passeio. Bom exemplo é o pacote ABA 5, que reúne detector de pedestre com frenagem autônoma, controlador de velocidade adaptativo ou o sensor de ponto cego, para dar alguns exemplos.

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Mas os retrovisores digitais de 15 polegadas, agora com definição aprimorada e que utilizam imagens de câmeras no lugar dos tradicionais espelhos, seguem como grandes estrelas. Com as telas digitais, o recurso de ponto cego é bem completo, com alertas de invasão de faixa e de veículos ou objetos próximos, além de linhas gráficas para ajudar nas manobras.

Mesma coisa para o interior da cabine, com acabamento cuidadoso, cama e geladeira, tela do multimídia com comandos por toque e uma nova tela de 12 polegadas para o painel de instrumentos digital e configurável.

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Imagem: Matheus Simanovicius

Nova versão 6X2

Com as alterações trazidas pelo Proconve 8, a Mercedes-Bem Caminhões optou por encerrar a produção do modelo Axor no Brasil, que não atenderia os novos limites de emissões. Com isso, o Actros vai ganhar uma nova versão, a 2553 6x2 com uma cabine menor, a Space. A novidade vai preencher o espaço antes ocupado pelo Axor no mercado nacional.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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