Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Montado no Brasil, Audi Q3 se dá bem com dose adicional de potência e sofisticação

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

18/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em 2022 a Audi voltou a produzir no Brasil, em sua fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. E o modelo escolhido foi o Audi Q3, agora disponível em três versões: Prestigie, Performance e Performance Black, nas carrocerias SUV e SUV Coupé, a Sportback.

O Q3 das fotos é a versão topo de linha, a Performance Black Quattro e com pacote visual S-Line. Na dianteira, desenho e acabamentos são iguais nas duas versões, com a grade no estilo colmeia toda escurecida, batizada de singleframe, mais os faróis full led com luz diurna integrada e grandes entradas de ar no para-choque.

As rodas são de liga leve e podem ser de 18 ou 19 polegadas, a lateral tem linha de cintura mais alta e vincos nas portas. Na traseira, vale o destaque para o desenho tridimensional das lanternas que também têm iluminação de LED. O interior do Q3 ganhou um bom reforço, com mais sofisticação no acabamento e se aproximou dos modelos mais caros da marca.

O que ficou bem interessante é o painel central, onde está a tela de 10 polegadas do multimídia MMi, exclusividade da Audi. A tela é integrada ao acabamento em vidro que corre do centro do console até a região atrás do volante, formando uma bonita área "envidraçada" e escurecida.

Um cenário de requinte reforçado ainda pelo painel de instrumentos 100% digital e configurável, o Audi Virtual Cockpit, com tela 10,25 polegadas. Atrás, o Q3 leva bem dois passageiros, pois os assentos são individuais e não há um espaço 100% projetado para mais um adulto. Além disso, o túnel central é bem elevado e acaba dividindo o espaço traseiro em dois.

No entanto, o banco traseiro tem um recurso positivo: é montado sobre trilhos, o que possibilita correr o assento para frente e abrir mais espaço ainda no bom porta-malas de 530 litros de capacidade. Completa o pacote de conforto, um belo teto panorâmico de vidro.

Q3  - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Volta com motor forte e tração Quattro

Mesmo com vários itens valiosos, essa volta da produção nacional do Q3 ficou marcada por duas alterações. A primeira foi a decisão de ser oferecido com o motor 2.0 TFSi movido a gasolina, turbinado, com sistema de injeção direta de combustível e que entrega 231 cavalos de potência e 34,7 de torque.

O resultado? Muito mais fôlego para o Q3, que acelera de 0 a 100 Km/h em 7 segundos e com atuação decisiva da nova transmissão automática de oito velocidades e seis modos de condução. Com esse conjunto, o Q3 agora responde rápido em qualquer situação, com entrega de bastante torque já em baixas rotações do motor. Um cenário bem diferente do antigo Q3, antes equipado com o motor 1.4 de 150 cavalos.

A outra alteração, muito significativa foi a introdução, como item de série, da tração Quattro, exclusividade também da Audi, desenvolvida muitos anos atrás e já devidamente testada e aprovada em diferentes pistas de rally e também com muita neve. O sistema de tração integral atua sob demanda, entra em ação quando é necessário, e faz muita diferença sim quando você precisa de uma ajuda pra manter o carro na trajetória.

O pacote de segurança é de alto nível também, com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema start-stop, freios a disco nas quatro rodas, entre outros. E no caso da versão Performance Black, ainda é possível incluir o pacote de assistência ao motorista, que traz, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma e assistente de saída de faixa.

Q3  - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Com essa nova proposta desenhada para o Q3 nacional, que sai da fábrica da Audi no Paraná, ele se tornou o modelo mais vendido da marca no Brasil. Ainda não vende tanto quanto o BMW X1, alemão também e seu concorrente mais direto, mas vai muito bem frente aos modelos da Mercedes, por exemplo. Mas é inegável que ficou mais atraente ao ser oferecido aqui com o novo motor 2.0 turbo e a tração Quattro.

Preço Audi Q3 Performance Black 2.0 Tiptronic: R$ 338.990,00