Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corolla Cross híbrido não muda, mas tenta tirar onda com tropeços do rival

Colunista do UOL

09/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Toyota Corolla Cross já recebeu a linha 2024 e sem nenhum alarde, afinal, segue exatamente igual. Alteração mesmo, só com o reajuste na tabela de preço. Então, para dar uma repassada nos atributos desse SUV, andei novamente com a versão XRX, a topo de linha e que tem como maior diferencial, a propulsão híbrida flex.

O visual do Corolla Cross, pra mim, um dos seus pontos fortes, segue bem, ainda com brilho de novidade. Tem imponência com a grade ocupando boa parte da dianteira, os faróis de led também são grandes e afilados, e os vincos marcantes dão personalidade pra toda a carroceria.

Na versão topo de linha, tem rodas de liga leve de 18 polegadas montadas com pneus de perfil mais baixo (225/50). Ou seja, apesar da carroceria de SUV, esse detalhe já entrega que se trata de um carro bom pra andar no asfalto.

Corolla Cross XRX - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Mas o maior chamariz desta versão do Corolla Cross, é o conjunto de propulsão híbrido flex, motivo de orgulho da Toyota, pois é o primeiro do mundo. É bom lembrar que o Corolla Cross conta com outra opção de motor e mais forte, o 2.0 aspirado de 177 cv, acompanhado da transmissão automática do tipo CVT que simula trocas de até 10 marchas.

Com o 2.0, o desempenho geral é bem diferente do encontrado na versão híbrida, que é equipada com o motor 1.8 flex aspirado e outros dois elétricos, mais a transmissão automática CVT. A potência combinada é de apenas 123 cavalos, modesta para um carro desse tamanho, concorda? Ao menos o torque não é ruim, de 24,1 Kgfm.

Por isso, para quem escolhe um Corolla Cross híbrido, é importante saber valorizar a eficiência energética, priorizar o ganho com a economia de combustível. Para quem gosta de acelerar forte, pode se incomodar com o giro e o ronco do motor subindo muito rápido.

Essa é uma reação já conhecida dos modelos com transmissão CVT e hoje, é verdade, é algo já bem aliviado em vários modelos, mas não ainda no Corolla Cross. O ronco alto é mais recorrente na rodovia, onde ele vai bem depois de embalado, mas exige pé pesado no acelerador no momento de uma retomada para ultrapassagem.

E aí, tem outro detalhe: na estrada a autonomia fica reduzida, primeiro pelo menor uso da propulsão elétrica, depois, porque tem tanque de combustível pequeno, apenas 36 litros, o que te obriga a parar mais para abastecimento

Corolla Cross XRX - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Já na cidade sim, tudo mais tranquilo, respostas mais do que suficientes para o uso no trânsito e, com certeza, um cenário onde é possível ficar satisfeito com números de consumo, já que nessa condição dá pra usar mais a força 100% elétrica. Pelos números oficiais, entrega médias 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.

Como autêntico carro com vocação para andar no asfalto, tem conjunto de suspensão bem acertado e transmite total segurança em todas as condições, mas sem atrapalhar sua característica principal, que é o bom nível de conforto e rodar macio.

Na versão topo tem muita mordomia nesse sentido, com teto solar com comando elétrico, ar-condicionado de duas zonas, boa dose de sofisticação no acabamento com couro nos bancos e painel frontal, conectividade com o sistema multimídia com tela de 10 polegadas, espelhamento de smartphone sem fio, painel de instrumentos parcialmente digital, além de bom espaço para cinco pessoas.

Mesma coisa no quesito segurança, que reúne um pacote reforçado na versão XRX Hibrid, com os recursos de assistência à condução disponíveis no Toyota Safety Sense. Traz controlador de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência que reconhece pedestres e ciclistas, alerta de saída de faixa que corrige o volante, assistente de ponto cego, entre outros. Além disso, tem sete airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas.

Corolla Cross XRX - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Assim, mesmo sem mudanças na linha 2024, o Corolla Cross segue como o segundo mais vendido do seu segmento. Mas, aos poucos, vai fazendo uma aproximação consistente do modelo da Jeep, ajudado também, pelos problemas mecânicos apresentados pelo Compass. Como todo Toyota, o Corolla Cross também tem muita confiabilidade mecânica, um detalhe que faz bastante diferença para quem avalia a sua compra.

Preços Corolla Cross XRX Hybrid: R$ 210.890,00