Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ford Maverick: primeira picape híbrida perde 4x4, mas faz 16 km/l na cidade

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

11/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como a Ford prometeu, chegou a vez de lançar mais uma picape no Brasil, a Maverick Hybrid, que chega na condição de primeira picape híbrida do país.

A primeira picape híbrida do Brasil se junta à versão com motor a gasolina vendida aqui desde o início de 2022.

No visual, ponte forte da Maverick, tudo igual ao modelo que conhecemos, a não ser pela ausência dos ganchos de reboque no para-choque dianteiro e as rodas de liga aro 18 exclusivas da versão Hybrid.

Dentro, mesma coisa, a não ser por um detalhe no painel de instrumentos, que traz, no lugar do conta-giros, um visor com as informações de uso da carga da bateria e do motor.

Maverick Hybrid - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Já no conjunto de suspensão, tem diferença sim, e que, de certa forma, pode ser vista como uma dose de simplicidade em comparação à outra versão.

Algo rapidamente justificado pelo gerente de marketing da Ford, Dennis Rossini, quando questionado sobre isso.

"A arquitetura original da Maverick utiliza a suspensão do tipo twist-beam, com molas de vetorização e amortecedor. Mas, como lançamos aqui primeiro a versão 4X4, que exige um conjunto independente, isso até pode gerar essa dúvida, mas não é isso. Originalmente, ela foi projetada com essa suspensão, que é totalmente eficiente".

Na prática, para quem gostou da proposta da Maverick a gasolina, realmente só vai perceber a diferença se for muito atento às reações da picape em movimento.

No final, a versão híbrida também entrega a receita que consegue mesclar bem a dose de robustez das picapes com a dirigibilidade e o conforto dos SUVs.

Ford MAverick Hybrid interior - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

No Brasil, a Maverick Hybrid conta com versão única, a Lariat, equipada com um motor Atkinson 2.5 a gasolina e o e-CVT, um conjunto formado pela transmissão automática de relações variáveis integrada a outro motor de tração elétrico e ao gerador. O resultado é a potência combinada de 194 cavalos e 21,4 Kgfm de torque.

No sistema híbrido da Maverick, os motores podem trabalhar separados ou em conjunto, sempre de forma automática, sem intervenção do motorista, o que facilita o uso da picape.

Andando com ela, é perceptível a reação mais tranquila da aceleração, diferente do comportamento padrão da versão com motor 2.0 turbo a gasolina. Mas longe de reclamar das respostas, algo que pode ser confirmado pela boa aceleração de zero a 100 km/h, feita em 8,7 segundos. Para ajudar, conta com cinco modos de condução - Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e Reboque/Transporte - que permitem mudar o temperamento de acordo com a necessidade e também garantir uma dose interessante de esportividade.

Foco é a economia

Maverick Hybrid - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Na Maverick Hybrid, mesmo com alguns pontos que podem ser questionados, é difícil não ficar impressionado com a sua maior virtude: o compromisso com o baixo consumo de combustível.

Equipada com um tanque de gasolina de 57 litros, ela consegue entregar, sem dificuldade, autonomia de mais de 800 Km. Segundo a Ford, o consumo combinado cidade/estrada é de 14,6 km/l. Um número fácil também de ser superado se o foco for a condução eficiente, sem abuso no acelerador.

Aprofundando observação, se for comparada a picapes e SUVs concorrentes em proposta e preço, com mais atenção para a picape como a Fiat Toro em sua versão topo de linha movida a diesel, a Maverick dá um banho no quesito consumo. E é exatamente isso que a Ford espera que aconteça, ou seja, que o cliente que gosta desse tipo de carro perceba e valorize essa vantagem de economia com combustível.

Maverick Hybrid - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A maior questão é saber se o preço vai ser motivador também, porque, apesar de deixar de fora alguns itens encontrados na versão com motor a gasolina, a Maverick híbrida tem exatamente o mesmo valor.

Para Rossini, da Ford, isso não será um problema, pois acredita que a compensação está na economia de combustível.

"Nós entendemos que as duas versões são complementares. Para o cliente com perfil aventureiro, temos a versão 4X4; enquanto aquele que prioriza o uso mais urbano, certamente vai ter mais com a versão híbrida, mas gastando menos."

Preço da Ford Maverick Hybrid: R$ 244.890

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.