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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com pinta de Toro, Rampage chega como a primeira RAM feita fora dos EUA

Divulgação/RAM
Imagem: Divulgação/RAM

Colunista do UOL

25/06/2023 04h00

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O nome Rampage é novidade pra gente, mas já foi utilizado em uma picape Dodge, nos Estados Unidos, tempos atrás. Segundo os executivos da RAM, esse nome foi escolhido também pelo seu significado, que significa algo que provoca tumulto, alvoroço. Coisa que a marca espera ver acontecer no mercado de picapes nacional, afinal, a novidade ainda carrega a responsabilidade de ser a primeira RAM produzida fora da sua terra natal.

A Rampage será oferecida em 03 versões, Laramie, Rebel e R/T, que têm personalidades distintas. É construída na mesma plataforma da Fiat Toro, mas tem projeto geral absolutamente novo, como garante a marca, além do mesmo estilo musculoso das picapes grandes da RAM e o compromisso de sofisticação.

A Laramie é carregada de cromados, tem estilo mais tradicional. A Rebel, tem espírito aventureiro, com detalhes escurecidos, para-barros e pneus de uso misto. Já a versão R/T, de "Road e Track", estrada e pista, sigla bem famosa de modelos esportivos da Dodge, entrega muita esportividade. Os faróis são de led com projetor bi-função, e os faróis de neblina contam com função cornering.

A Rampage tem medidas muito próximas da Fiat Toro, é um pouco menor em comprimento, mas tem o mesmo espaço de entre-eixos, de 2,99 metros. Agora, se a sua expectativa é encontrar nela o porte de uma picape média, como Toyota Hilux ou Ford Ranger, esqueça. Aliás, nesse aspecto, ela está mais para a Ford Maverick do que qualquer outro modelo.

Como disse Breno Kamei, vice-presidente da RAM para América do Sul, "a Rampage carrega os atributos das picapes médias, mas com nível de conforto e capacidade de entrar em vagas apertadas das grandes cidades que as médias não têm."

Outro compromisso assumido é oferecer o mesmo padrão de sofisticação no acabamento interno e muitos itens de conforto das picapes maiores da RAM. Dentro, todas as versões têm o mesmo desenho, com alterações apenas nas cores dos revestimentos ou variações de couro e tecido sintético.

O console central é alto, em preto brilhante, traz botão giratório cheio de estilo para acionar a transmissão automática, tem carregador por indução com saída de ar para resfriar o smartphone, 06 entradas USB de carregamento rápido, e por aí vai. Para quem valoriza um som de qualidade, oferece, como opcional, sistema da Harman Kardon com 10 alto-falantes

Na versão R/T, a sofisticação é maior, com muitos detalhes em tecido do tipo suede. Indo adiante, chama a atenção com as quase 23 polegadas de telas digitais: 10,3" para o painel de instrumentos 100% digital configurável, e 12,3" para a tela multimídia posicionada na horizontal (e não na vertical, uma marca característica das picapes RAM).

Ram Rampage Rebel 2.0 Turbo Diesel - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos - Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A Rampage utiliza carroceria do tipo monobloco, o que já é garantia de rodar muito próximo dos carros de passeio ou nos clássicos SUVs. A suspensão é independente nos dois eixos, o que também reforça o conforto para os passageiros, mas é item fundamental para garantir o bom comportamento da picape em todas as situações de rodagem. Para quem se senta atrás, ten espaço bem parecido com o encontrado na Toro, com um pouquinho mais de folga.

Disposição para acelerar e tração 4X4

Um dos destaques da Rampage é a oferta de tração 4x4 com reduzida em todas as versões, e duas opções de motores bem fortes. Um deles é o Hurricane 4, motor 2.0 turbo de 4 cilindros a gasolina, que rende 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque. É o mesmo do Jeep Wrangler, e que, neste momento, faz da Rampage a picape mais potente disponível na América do Sul.

A versão R/T, por exemplo, é sempre equipada com esse motor e conta com quatro modos de condução. Um deles é o Sport, que altera a cor do painel de instrumentos e os parâmetros de direção, motor e câmbio. O resultado prático é o 0 a 100 Km/h em 6,9 segundos. Como se trata da versão esportiva, tem suspensão mais baixa e escapamento duplo esportivo.

Já as versões Rebel e Laramie podem ser equipadas com o Hurricane 4 ou com o 2.0 Multijet turbodiesel, o mesmo de Jeep Compass e Fiat Toro. A versão diesel tem 170 cavalos e torque de 38,8 kgfm. E para todas as versões, a transmissão é sempre a automática de nove marchas com opção de trocas manuais por aletas no volante. A tração é 4x4 automática - distribui a força entre os eixos conforme a demanda - e com reduzida.

A Rampage diesel é a opção correta para quem apostar nela como uma picape de trabalho, com capacidade de carga de 1.015 Kg e espaço de 980 litros na caçamba. Para quem não abre mão de conferir o consumo, a Rampage não é uma super referência, mas tem números positivos. Com o 2.0 turbodiesel, garante médias de 9,9 km/l na cidade e 12,4 Km/l na estrada. Com o 2.0 turbo a gasolina, faz média de 8 Km/l na cidade e 10 Km/l na estrada.

A Rampage chega às concessionárias da RAM no final do mês de julho com essa proposta, de certa forma, diferente do que temos no mercado, com apostando muito nos diferenciais de sofisticação e robustez característicos das picapes da marca. Mas não é média e nem médio-compacta, como é classificada a Fiat Toro, por exemplo, esse um modelo que sempre vai ser lembrado por quem for observar a Rampage, por mais que a marca evite essa associação.

Preços Rampage

Rebel Turbodiesel: R$ 239.990

Rebel Hurricane: 4: R$ 249.990

Laramie Turbodiesel: R$ 249.990

Laramie Hurricane 4: R$ 259.990

R/T Hurricane 4: R$ 269.990