De helicóptero a conversível: céu é o limite para brasileiros com o Ford Ka

Fora de linha desde 2021, quando a Ford encerrou a fabricação de veículos no Brasil, o Ka ainda é uma figura fácil no trânsito, pois já foi um dos carros mais vendidos do País.

Contrariando a fama de veículo frugal e sem graça, o compacto também é a base para projetos que provam: para a imaginação do brasileiro, o céu é o limite.

Publicações nas redes sociais comprovam isso: dentre outros projetos surpreendentes, merecem destaque o KaLicóptero, versão com hélices do hatch; e o conversível Kaixa d'Água, feito com com partes do famoso reservatório, canos PVC e um cobertor.

UOL Carros investigou os dois memes e conta a seguir detalhes de cada criação, baseada na primeira geração do Ford Ka.

O que é o KaLicóptero

Como não poderia deixar de ser, a invenção tem cauda, cuja extremidade aparenta trazer um rotor - na gravação, a parte traseira está parcialmente encoberta por um plástico preto

O vídeo mostra, ainda, parte do interior do KaLicóptero, equipado com banco central e volante cortado para lembrar o manche de aeronaves ou a polêmica direção do badalado Tesla Model S Plaid

É preciso admitir que a traseira arredondada e inclinada do Ka funcionou bem como a dianteira de um helicóptero

Vale destacar que a primeira geração do compacto é apontada por entusiastas como a mais divertida, sobretudo na versão XR 1.6, equipada com motor 1.6 de 95 cv

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Não sabemos onde e quando o Ford Ka helicópero foi flagrado no vídeo que viralizou nas redes sociais
Não sabemos onde e quando o Ford Ka helicópero foi flagrado no vídeo que viralizou nas redes sociais Imagem: Reprodução

Muitos questionam se o KaLicóptero seria capaz de voar. Com a ajuda de leitores, UOL Carros descobriu onde está e como foi fabricado o veículo. A criação hoje está em frente a um condomínio às margens da Rodovia BR-316, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, a capital do Pará. Também descobrimos que o vídeo foi gravado há cerca de três anos no mesmo local, pouco antes de o projeto ser finalizado.

O "pai" do KaLicóptero é o empresário Mário Wilson Corrêa Junior, dono de uma empresa de marketing especializada na promoção e venda de condomínios "de alto padrão", como ele descreveu em conversa com a reportagem em 2022.

A ideia surgiu para divulgar o empreendimento imobiliário e atrair possíveis futuros moradores - o local tem heliponto e também uma marina.

Precisava chamar a atenção de alguma forma, pois quem passa defronte a entrada geralmente está em um carro a mais de 100 km/h. Inicialmente, eu queria usar a carcaça de um helicóptero muito grande que um amigo adaptou há alguns anos para usar como lanchonete Mário Wilson Corrêa Junior

Porém, a aeronave sumiu e o jeito foi construir outra "do zero". A essa altura, você já deve ter percebido: o KaLicóptero não nasceu para voar e foi criado como peça decorativa. "Logo pensei em usar a carroceria de um carro. Certo dia, passei em um ferro-velho e me deparei com um Ford Ka. Olhando a traseira arredondada, lembrei-me desses helicópteros pequenos, com cabine em forma de bolha".

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Para dar forma ao KaLicóptero, o carro foi virado ao contrário: a traseira do hatch, incluindo as respectivas lanternas, tornou-se a frente da invenção; onde estaria o compartimento do motor do Ford foi instalada a cauda, cujo rotor gira de verdade - se houver vento.

O veículo também recebeu um par de "esquis", que são as barras transversais que mantém helicópteros apoiados no solo, e uma hélice cujas pás são, na verdade, tubos encobertos por chapas metálicas e soldados em um cano preso ao teto. Não existe motor para movimentar a hélice.

Ou seja: o KaLicóptero não voa, mas é capaz de fazer a imaginação sair do chão.

Conheça o Ford Kaixa d'Água

Kaio Tavares não economizou no improviso e na criatividade para realizar o sonho de ter um carro conversível
Kaio Tavares não economizou no improviso e na criatividade para realizar o sonho de ter um carro conversível Imagem: Arquivo pessoal

Desde criança, o jovem Kaio Tavares, de 25 anos, é apaixonado por carros - especialmente os modelos conversíveis, com capota retrátil

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Há cerca de oito meses, decidiu que finalmente teria um automóvel do tipo na garagem

Contudo, não comprou um automóvel pronto e construiu ele mesmo o seu conversível, na própria casa, com orçamento apertado e materiais inusitados como uma caixa d'água

Morador de Atibaia, no interior de São Paulo, Tavares adquiriu um Ford Ka 2000 por cerca de R$ 1,7 mil e deu início ao projeto

Ele registrou o processo de construção em fotos e vídeos publicados nos seus perfis no Instagram e no Facebook

Kaio usou seus conhecimentos de solda e poucos equipamentos para transformar seu Ford Ka 2000
Kaio usou seus conhecimentos de solda e poucos equipamentos para transformar seu Ford Ka 2000 Imagem: Arquivo pessoal

Com seis anos de experiência na profissão de soldador, mais uma lixadeira e uma máquina de fabricar portões, ele literalmente colocou as mãos na obra.

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"Comecei sem nenhum planejamento. Fiz conforme a minha cabeça, fui cortando, soldando e vendo como ficava".

Para a empreitada, a única orientação que diz ter buscado foi em vídeos de outros criadores de conteúdo no YouTube dedicados à transformação "caseira" de veículos.

A capacidade de improviso chama a atenção: cedida pela mãe de Kaio, a caixa d'água citada no início desta reportagem serviu de base para a instalação de um novo forro das portas.

A mãe dele também "emprestou" um cobertor vermelho, usado para revestir as portas, o assoalho e também a parte atrás dos bancos dianteiros - o traseiro foi removido, transformando o Ka em um automóvel para apenas duas pessoas.

No começo, minha mãe achou que eu estava maluco, mas ficou mais tranquila quando viu o carro ganhando forma e o projeto avançar Kaio Tavares, proprietário e idealizador do Ford Ka conversível

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Onde ficava o assento traseiro, ele instalou uma nova tampa para cobrir o porta-malas, cuja capacidade original foi bastante ampliada. A forma que ele encontrou para modificar a carroceria também é bastante curiosa.

Ford Ka virou um automóvel de dois lugares com a transformação; pintura também foi feita em casa
Ford Ka virou um automóvel de dois lugares com a transformação; pintura também foi feita em casa Imagem: Arquivo pessoal

"A nova tampa do porta-malas é, na verdade, o capô ao contrário com um prolongamento, feito com metal soldado", explica o criador do carro, que apelidamos de "Ford Kaixa D'água".

Outra curiosidade está relacionada ao escapamento traseiro, feito com o cano retirado de um banquinho que tinha em casa.

Já a pintura prata original foi trocada por outra, na cor vermelha, e depois substituída pela atual, na tonalidade preta fosca. A exemplo do restante do veículo, a aplicação da tinta ficou a cargo de Kaio.

Capota removível foi feita com lona comprada no Mercado Livre e estrutura traz material inusitado
Capota removível foi feita com lona comprada no Mercado Livre e estrutura traz material inusitado Imagem: Arquivo pessoal
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A essa altura, o leitor pode e deve questionar: como se trata de um conversível, como foi feita a capota?

Tavares diz que testou várias versões da cobertura do teto, feitas com lona adquirida na internet. Uma dessas tentativas trazia lona na cor vermelha - mas "não deu certo".

Hoje, a capota traz lona preta e estrutura feita com canos de PVC, daqueles usados em instalações hidráulicas de imóveis. Ela é colocada e retirada manualmente.

Para compensar a falta de capota e não deixar o carro "bambo", o youtuber, que também trabalha com compra e venda de veículos que pega para reformar, aplicou reforços estruturais no chassi, soldando tubos metálicos no assoalho e também atrás dos bancos.

Caio diz ter gastado aproximadamente R$ 10 mil para construir seu Ka conversível, dos quais a maior parte saiu do próprio bolso.

Ford Ka de Tavares passou por modificações estruturais que exigem mudança na respectiva documentação
Ford Ka de Tavares passou por modificações estruturais que exigem mudança na respectiva documentação Imagem: Arquivo pessoal
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Apesar de tanto tempo e dinheiro aplicados no projeto, o Ford Ka não pode rodar em vias públicas - ele circula apenas no condomínio onde Tavares mora, na área rural de Atibaia, e nos seus arredores.

"As modificações teriam de ser feitas por meio de oficina credenciada do Detran [Departamento Estadual de Trânsito], com alteração na documentação do veículo. Porém, isso custaria uma fortuna. Quando iniciei o projeto, não sabia que seria tão difícil de legalizar o veículo".

Kaio diz que não pretende se desfazer do seu Ford Ka exclusivo. A ideia, relata, é levar o carro para eventos e exposições. Além disso, o jovem já pensa no seu próximo projeto: fazer a versão "caseira" de um Tesla.

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