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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ford Maverick fica mais 'madura' e ainda ganhará versão híbrida no Brasil

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Colunista do UOL

04/12/2022 04h00

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Lá se vão mais de 100 anos produzindo picapes e a Ford achou espaço para criar outra proposta para sua linha, traduzida pela Maverick, que chegou aqui no início de 2022. Ela tem o desenho clássico das picapes, com linhas mais quadradas, no entanto, tem uma característica marcante: o porte mais baixo.

Completando 10 meses de venda no Brasil, a sua a proposta está mais amadurecida no mercado nacional, com essa mistura das características de um bom SUV, oferecendo espaço confortável para quatro pessoas, bastante tecnologia, dirigibilidade muito próxima de um sedã, e, claro, com seu valioso atrativo na traseira: uma caçamba de picape de verdade.

A capacidade de carga é modesta para uma picape média, 617 Kg, mas para quem espera encontrar nela um bom porta-malas, tem 943 litros de espaço.

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Porte baixo, linhas quadradas e caçamba de 943 litros
Imagem: Matheus Simanovicius

Dentro, como um bom carro de alto padrão, traz, por exemplo, chave do tipo inteligente com partida do motor por botão. Mas tem um item interessante, o painel com botões no lado externo da porta para travar ou destravar o carro por meio de uma senha, algo bem útil quando você vai à praia, quer dar um mergulho e não tem onde guardar a chave ou os documentos pessoais. Nessa condição, dá pra deixar tudo dentro e travar a porta com a senha.

Na questão de conectividade, é bem servida com os recursos presentes no sistema multimídia Sync, com tela de 8" e possibilidade de espelhamento de smartphone sem uso de cabo. O acabamento é cuidadoso e conta com estilo bem próprio no desenho das peças internas, como é o caso do puxador da porta com parafusos aparentes, detalhe presente também no painel central e nas portas.

No quesito carro pra família, tem espaços para volumes distribuídos por toda a cabine, com destaque para os dois sob o assento do banco traseiro e que permitem levar volumes generosos. O painel de instrumentos é configurável, tem tela de 6,5" colorida, e o ar-condicionado é automático digital de duas zonas.

maverick - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Teclado na porta do motorista para destravar portas com senha
Imagem: Matheus Simanovicius

Motor forte

Aí tem o motor da Maverick, outro ponto de destaque dessa picape, o 2.0 turbo movido a gasolina, sempre acompanhado da transmissão automática de 8 velocidades, com tração integral e cinco modos de condução: normal, escorregadio, lama e terra, areia e reboque.

É o mesmo conjunto do SUV Bronco, só que nela foi recalibrado e ficou mais forte: tem 253 cavalos de potência, e 38,7 Kgfm de torque. Como se trata de veículo mais baixo, com suspensão bem acertada e independente nos dois eixos, o resultado é um comportamento muito seguro, dirigibilidade próxima de um sedã e respostas bem vigorosas quando você acelera forte.

Tanto que a Maverick crava o 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tem velocidade máxima limitada em 175 km/h. Para efetivar a segurança geral, também tem um pacote de recursos de assistência à condução, como alerta de colisão com frenagem automática e detecção de pedestres, mudança automática de farol alto, controle de descida, sete airbags, entre outros.

Analisando todas essas características da Ford Maverick, agora dá para afirmar que a proposta está mais clara para quem sem interessa por ela. É uma picape diferente, boa para andar no asfalto e com uma caçamba eficiente. Chama atenção de um público específico, que busca exclusividade e não quer gastar valores mais altos com outros importados de sucesso.

Versão Hybrid chega no início de 2023

Nesta semana, quase fechando 2022, a Ford promoveu uma rápida apresentação para imprensa da Maverick Hybrid. Ela está confirmadíssima para no primeiro trimestre de 2023, mas ainda sem muitos detalhes sobre conteúdo e preço. Mas a Ford adiantou que a versão será equipada com o motor 2.5 aspirado a gasolina e outro elétrico, transmissão automática e-CVT, suspensão independente, sete airbags, freios a disco nas quatro rodas e central multimídia com tela de 8".

O conjunto de motor e transmissão é o mesmo da versão já vendida nos Estados Unidos, e que lá tem potência combinada de 191 cavalos. O que dá pra esperar desta versão no Brasil é um valor mais em conta em relação à Maverick 2.0 turbo comercializada aqui e, naturalmente, muita economia com combustível. Segundo a marca, a Maverick Hybrid terá autonomia superior a 800 Km.

Maverick - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Maverick Hybrid mantém visual, mas rodas são de 18 polegadas
Imagem: Matheus Simanovicius

Preço Ford Maverick Lariat FX4: R$ 240.490

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