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Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vendas da nova Nissan Frontier não embalam, apesar das (muitas) qualidades

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Colunista do UOL

25/09/2022 04h00Atualizada em 25/09/2022 18h04

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A nova geração da picape Nissan Frontier chegou ao Brasil em maio passado e, mais do que o visual bastante alterado, passou a contar com uma plataforma atualizada, o que permitiu a aplicação de importantes recursos de segurança e itens mais tecnológicos.

Vendida agora em seis versões, oferece uma opção de entrada, a S, com motor 2.3 turbo diesel e câmbio manual de seis marchas. As demais são equipadas com o mesmo 2.3, só que biturbo e sempre acompanhado do câmbio automático de sete velocidades.

São duas versões topo da linha, a aventureira Pro 4X, com seu visual bem provocativo, e a Platinum, que entrega exatamente mesmo conteúdo, mas é direcionada aos clientes que buscam uma picape mais classuda e urbana.

Frontier - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Versão Platinum tem um chamativo contorno cromado na grade
Imagem: Matheus Simanovicius

No visual dianteiro, a Platinum tem o mesmo desenho bonito, onde se destacam os estilosos faróis de LED com quatro elementos quadrados e que garantem 30% a mais de brilho na luz alta, informa a Nissan.

No entanto, na Platinum todos os detalhes externos são cromados: contorno da grade dianteira e dos faróis de neblina, maçanetas e rack de teto, para citar os principais pontos.

As rodas de liga leve são de 18 polegadas e, na traseira, a não ser pelo detalhe cromado na maçaneta, tudo é como na versão Pro 4X, com laterais mais altas, novas lanternas e a boa sacada no desenho do novo para-choque, com um degrau no meio para facilitar o acesso à caçamba.

Frontier - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Toda traseira foi renovada e o para-choque ganhou degrau no meio
Imagem: Matheus Simanovicius

Por dentro, a Frontier foi bem renovada também, mas o impacto é um pouco menor.

O acabamento é bem feito e traz várias peças em preto brilhante contrastando com cromados. O volante é bonito, mas um tanto pequeno (é o mesmo do Kicks), enquanto o painel de instrumentos traz velocímetro e conta-giros analógicos e uma boa tela digital de sete polegadas com as informações do computador de bordo.

A central multimídia é eficiente e tem tela de oito polegadas, mas o visual não é tão jovial, e o espelhamento do smartphone exige uso de cabo. Não dá para deixar de notar ainda a presença de alguns elementos de carros mais simples da marca, o que acaba jogando contra um modelo de mais de R$ 300 mil.

Frontier - Divulgação - Divulgação
Volante de Kicks e saídas de ar que lembram modelos mais simples da marca
Imagem: Divulgação

Tudo bem que a Frontier traz ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro e oferece uma exclusividade para o segmento, o teto solar com comando elétrico.

Ponto positivo indiscutível também é o pacote de segurança reunido no Nissan Intelligent Safety Shield, composto por alerta de colisão frontal com frenagem de emergência; alerta de saída de faixa que corrige a trajetória; alerta de tráfego cruzado; assistente de partida em rampa; e controle automático de descida, dentre outros itens. Só fica devendo o controle de cruzeiro adaptativo.

Frontier - Divulgação - Divulgação
Teto solar com comando elétrico: exclusividade no segmento
Imagem: Divulgação

Robustez e força para o trabalho

Frontier - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Agora em linha com concorrentes, Frontier precisa embalar nas vendas
Imagem: Matheus Simanovicius

Mesmo se tratando de uma versão com foco urbano, a Frontier Platinum também tem força de sobra para o trabalho pesado.

O motor diesel 2.3 biturbo gera 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque e é bem administrado pela transmissão automática de sete velocidades, que ajuda o motorista a tirar proveito do bom torque disponível em baixas rotações.

Oferece quatro modos de condução, inclusive um exclusivo para reboque, além de tração 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.

Ponto fraco? Talvez a direção com assistência hidráulica e não elétrica, algo bem perceptível para os mais exigentes, mas nada que incomode no uso diário. Em compensação, entrega comportamento diferenciado pelo bom acerto de suspensão e seu conjunto traseiro com sistema multibraços e molas trabalhando em conjunto com o eixo rígido.

A picape Frontier é estratégica para a Nissan crescer mais rápido no mercado brasileiro e da América Latina.

No entanto, no Brasil, a nova geração da Frontier ainda não embalou nas vendas como a marca gostaria. Até aqui, ela mantém a mesma condição que sustentou durante todo o ano de 2021. Mas, não há dúvida, agora ela está bem alinhada com as estrelas do segmento, tanto em conteúdo, como no preço.

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Nissan Frontier Platinum 2.3 biturbo AUT: R$ 323.890