Topo

Autos Segredos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Strada turbinada: picape terá contra-ataque para encarar chegada da Montana

Fiat Strada terá motor 1.0 Turbo Flex na linha 2024 - Fiat/Divulgação
Fiat Strada terá motor 1.0 Turbo Flex na linha 2024 Imagem: Fiat/Divulgação

Colunista do UOL

22/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A nova Chevrolet Montana terá porte superior ao da Fiat Strada e menor que a Toro. Por isso, a picape da General Motors brigará com os dois modelos da marca italianos em posicionamento de preços. Mas, de olho no concorrente, a atual líder de mercado prepara um contra-ataque com o lançamento de versão com motor 1.0 Turbo Flex T200 de sua caminhonete compacta, que estreará em duas opções com câmbio CVT.

A Fiat Strada Turbo Flex T200 CVT será novidade para a linha 2024 da picape, que será lançada no primeiro semestre de 2023.

Dois protótipos do modelo nas versões Ranch e Volcano na cor Cinza Strato saem em testes diariamente da fábrica de Betim (MG). A coluna avistou os carros em movimento e ambos estavam acelerando forte, um indicativo da motorização T200 Flex que já é usada pelo Pulse e Fastback.

Na chegada da motorização Turbo Flex T200 para a Strada, o visual da picape não terá mudanças - isso só deve ocorrer na linha 2025.

Strada 2024 será lançada no primeiro semestre de 2023 - Fiat/Divulgação - Fiat/Divulgação
Fiat Strada Volcano 2023
Imagem: Fiat/Divulgação

O motor da Strada Turbo CVT será o 1.0 T200 com potência de 125 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina e 130 cv a 5.750 rpm com etanol no tanque. O torque, não importando qual o combustível, é sempre de 20,5 kgfm a 1.700 rpm. O motor T200 Flex será ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas virtuais.

Com a chegada da motorização T200, a Strada 2024 manterá os atuais 1.4 Fire EVO e 1.3 Firefly.

A versão Endurance Cabine Plus seguirá com o motor 1.4 e câmbio manual. Já a opção Freedom seguirá com motor 1.3 Firefly nos modelos Cabine Plus e Dupla sempre com câmbio manual. Já a versão Volcano Cabine Dupla segue com o motor 1.3 Firefly e o câmbio manual.

No entanto, ainda não é conhecido se as atuais versões 1.3 CVT seguem em linha com a chegada do motor turbo. O certo é que o motor T200 Flex será oferecido nas versões Volcano e Ranch com a transmissão CVT.

A Strada Turbo CVT também passará a contar com o piloto automático. Mas como é de praxe na virada da linha 2024, a Fiat deve incrementar a lista de equipamentos de série da picape.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.