Topo

DPVAT: saiba se a cobrança do Seguro Obrigatório voltará em 2023

Susep informa que há caixa suficiente para custear indenizações a acidentados em 2023, mas isenção do DPVAT depende de edição de medida provisória pelo Governo Federal - Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Susep informa que há caixa suficiente para custear indenizações a acidentados em 2023, mas isenção do DPVAT depende de edição de medida provisória pelo Governo Federal
Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/11/2022 04h00

Desde 2021, proprietários de veículos estão dispensados de pagar o DPVAT, que até então era cobrado todos os anos, juntamente com o IPVA. Com a aproximação de 2023, é natural questionar se o Seguro Obrigatório voltará a ser recolhido.

Segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), a dispensa do pagamento deverá ser mantida pelo terceiro ano consecutivo. Contudo, isso depende da edição de medida provisória pelo Governo Federal.

"Para o próximo ano, a tendência é de que não haja a cobrança, mas isso dependeria da edição de uma Medida Provisória que está sendo proposta à Presidência da República", informa a autarquia, que é vinculada ao Ministério da Economia.

A Susep acrescenta que, segundo estimativas realizadas, há recursos suficientes para o pagamento das indenizações referentes aos acidentes de trânsito que devem ocorrer em 2023. Porém, o órgão não informou o montante disponível para custear essas indenizações.

Em dezembro de 2020, a Susep zerou a cobrança alegando que, na época, havia R$ 7,5 bilhões em caixa para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito.

Em novembro daquele ano, houve a dissolução da Seguradora Líder - consórcio formado por mais de 40 empresas do setor que até então era o único administrador da cobertura universal contra acidentes de trânsito, bancada pelos donos de veículos motorizados.

Caixa é a atual gestora do DPVAT

Aplicativo da Caixa Econômica Federal para solicitar indenização do Seguro Obrigatório, como também é conhecido o DPVAT - Divulgação - Divulgação
Aplicativo da Caixa Econômica Federal para solicitar indenização do Seguro Obrigatório, como também é conhecido o DPVAT
Imagem: Divulgação

A Caixa Econômica Federal assumiu o pagamento das indenizações do Seguro DPVAT relativas aos acidentes ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2021, "com base nas diretrizes estabelecidas pelo TCU [Tribunal de Contas da União], de modo que a população não fique sem o seguro", informa a Susep.

A superintendência acrescenta que, caso a medida provisória proposta seja editada, a Caixa deve continuar na função de gestora do Seguro Obrigatório - UOL Carros consultou o Ministério da Economia sobre o andamento da MP, porém ainda não obteve retorno.

Já a Seguradora Líder continua responsável pelo reembolso a vítimas de acidentes registrados até 31 de dezembro de 2020. O consórcio continuará recebendo, até o fim de 2023, os pedidos de indenização relativos a sinistros anteriores a 2021.

A partir de 2024, o DPVAT deverá assumir um novo formato, já sem a Líder, a ser definido pelo Congresso.

Como solicitar indenização do Seguro DPVAT

As orientações gerais para solicitar indenização referente a acidentes ocorridos a partir de 2021 podem ser acessadas no portal da Caixa Econômica Federal. Para os acidentes de anos anteriores, basta consultar o site da Seguradora Líder.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.