Topo

Autos Segredos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mais barata do que Hilux, Classic pavimenta caminho para 1ª Ram nacional

Ram Classic chega com preços para expandir o nome da marca - Ram/Divulgação
Ram Classic chega com preços para expandir o nome da marca Imagem: Ram/Divulgação

Colunista do Uol

17/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A coluna já antecipou que a Ram terá uma picape monobloco produzida no Brasil, na fábrica da Stellantis em Pernambuco.

O lançamento está previsto para o fim de 2023. Para começar a abrir espaço para a primeira Ram nacional, que deverá se chamar 1200, a marca do carneiro entra em um segmento abaixo das picapes 1500, 2500 e 3500 com a Classic. Importada do México, a picape de entrada da Ram começou a ser vendida na versão Laramie por R$ 349.990 e Laramie Night Edition por R$ 359.990.

A responsabilidade da Classic é enorme porque, na prática, mesmo sendo uma picape de grande porte, ela chega com posicionamento de preços para ser vitrine da Ram no segmento das médias, que já conta com concorrentes consolidados, e assim preparar terreno para a "irmã menor" 1200.

O agressivo posicionamento da Ram Classic a coloca como uma opção frente às versões mais caras das picapes médias vendidas no Brasil, como a Toyota Hilux GR-S (R$ 354.790) e a Amarok Extreme V6 (R$ 335.500). Mas é claro que ela também colocará a pulga atrás da orelha em clientes de Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200.

AClassic chegou justamente para mostrar que a Ram pode ser uma marca mais acessível. Afinal, as picapes 1500 Rebel, 2500 Laramie e 3500 Laramie acabam sendo produtos de nicho e para clientes com bolsos mais fundos.

Ram Classic - Ram/Divulgação - Ram/Divulgação
Ram Classic tem motor V8 de 400 cavalos de potência
Imagem: Ram/Divulgação

O volume da Classic não será tão grande, o primeiro lote é de 1.700 unidades. Contudo, para efeito de comparação, em 2021 as vendas totais da marca foram de 2.762 unidades. Ou seja, a Classic chega para tornar a Ram mais conhecida por outro tipo de consumidor. A picape Ram nacional terá preços mais baixos para desafiar uma gama maior de picapes médias.

Com a produção local, a Ram seguirá o caminho da Jeep, que chegou ao país posicionada como marca de luxo, com veículos 100% importados, e passou a ser premium com o início da produção local e a disparada na quantidade de vendas.

A Ram promete atingir volume para ampliar ainda mais o domínio da Stellantis no segmento de picapes no Brasil, consolidado com o sucesso de Fiat Strada e Toro.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.